O LETRAMENTO CRÍTICO E O LETRAMENTO DIGITAL: A WEB NO ESPAÇO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v2i1.2016.46572Palabras clave:
TIC, Web 2.0, Letramento crítico, Letramento digitalResumen
As tecnologias digitais e a web têm sido temas amplamente debatidos na área da educação, uma vez que tais artefatos e o ciberespaço vêm possibilitando a democratização do conhecimento. Ainda hoje, no espaço escolar, há o encontro de diferentes gerações de professores e alunos que aprendem(ram) de modos distintos. São sujeitos que precisam negociar sentidos entre si, permeados por novos modos de se relacionar com o mundo e com o conhecimento. Além disso, ao mesmo tempo em que as tecnologias digitais favoreceram o acesso ao conhecimento, há uma expansão de ordem exponencial das informações que estão disponíveis em rede, o que exige dos sujeitos certas habilidades e estratégias para buscar as informações que sejam, de fato, as mais adequadas. Somado a esses fatores, para navegarmos em rede, o ciberespaço são necessários ainda outros procedimentos de escrita e leitura que estejam em consonância com o mundo digital. Sendo assim, com base nos estudos do letramento crítico e no letramento digital, este artigo apresenta algumas reflexões a respeito do ciberespaço, a web e as novas relações que surgem dentro do espaço escolar.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.