JOGOS EDUCACIONAIS: CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA À APRENDIZAGEM

Autores/as

  • Daniela Karine Ramos UFSC
  • Caroline Chioquetta Lorenset Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)
  • Giani Petri UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v2i1.2016.46530

Palabras clave:

Jogos educacionais, Neurociência, Cognição, Aprendizagem.

Resumen

Este artigo tem como objetivo discutir as características dos jogos educacionais e suas contribuições à aprendizagem, procurando estabelecer relações com os conhecimentos da neurociência. Para tanto, foi realizada uma pesquisa teórica para sistematização de conceitos, características e elementos presentes nos jogos, como regras e restrições, narrativa, objetivos, interação, desafio, competição e conflito, resultados, recompensas e feedback, destacando suas contribuições à aprendizagem. Além disso, a pesquisa teórica abordou a cognição e a aprendizagem, apresentando considerações importantes de Vygotsky, como a mediação, a Zona de Desenvolvimento Proximal e as funções executivas. Ao mesmo tempo, apresenta conceitos da neurociência que reforçam as contribuições do uso dos jogos educacionais para a aprendizagem. 

Biografía del autor/a

Daniela Karine Ramos, UFSC

Daniela Karine Ramos é graduada em Psicologia - Licenciatura, Bacharelado e Formação de Psicólogo pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003), graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2002), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora adjunta no Departamento de Metodologia de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Caroline Chioquetta Lorenset, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

Caroline Chioquetta Lorenset é graduada em Letras – Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Letras - Inglês e Literatura Correspondente pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como docente de língua inglesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina.

Giani Petri, UFSM

Giani Petri é graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como docente dos cursos da área de Informática na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Publicado

2016-11-20

Cómo citar

Ramos, D. K., Lorenset, C. C., & Petri, G. (2016). JOGOS EDUCACIONAIS: CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA À APRENDIZAGEM. Revista X, 2(1.2016). https://doi.org/10.5380/rvx.v2i1.2016.46530

Número

Sección

Artigos para número atemático