DO RENASCENTISTA AO CONTEMPORÂNEO: ROMEO AND JULIET E SUA VERSÃO AO QUADRADO

Autores/as

  • Paulo Henrique Espuri Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Eliane Segati Rios-Registro Universidade Estadual do Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v1i0.2016.44718

Palabras clave:

Sequência Didática, Quadrinhos, Interacionismo Sociodiscursivo

Resumen

Segundo as Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Paraná (Paraná, 2008, p.26), os sujeitos são frutos de seu período sócio histórico. Por isso, compreendemos que o processo de ensino deve estar em consonância com as modificações sociais pelas quais passamos. Tal concepção implica repensar sobre os instrumentos de ensino, bem como a perspectiva sob a qual práticas de ensino e aprendizagem se efetivam. Somado ao exposto, há também e a necessidade de se desenvolver atividades sob uma perspectiva multisemiótica, contextualizada, que contemple gêneros textuais e artefatos tecnológicos para o ensino. Em face de tal cenário, utilizamos uma webquest para a criação de uma sequência didática, com o objetivo de promover o desenvolvimento das capacidades de linguagem dos alunos (DOLZ & SCHNEUWLY, 2004) e de contemplar as especificidades dos diferentes contextos de produção de Romeo and Juliet, de William Shakespeare, e sua versão adaptada para HQ, por Maurício de Souza e Yara Maura Silva. O presente trabalho objetiva analisar comparativamente a versão original de Romeu e Julieta e uma adaptação brasileira em HQ e descrever atividades da sequência didática subsidiadas por tal análise (BRONCKART, 2009). Concluímos que a presente proposta pode promover práticas de ensino e aprendizagem significativas.

Biografía del autor/a

Paulo Henrique Espuri, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Mestrando no programa de Estudos da Linguagem na Universidade Estadual de Londrina, graduado em Letras Anglo-Portuguesas pela Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus de Cornélio Procópio, possuindo experiência de dois anos no desenvolvimento de pesquisas fomentadas pela Fundação Araucária na área de Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Inglesa (Programa de Iniciação Científica). No momento, atua como professor de língua inglesa nos níveis básico, intermediário e avançado em um instituto de idiomas e na Universidade Estadual do Norte do Paraná, inserido no Programa Paraná Fala Inglês.Mestrando no programa de Estudos da Linguagem na Universidade Estadual de Londrina, graduado em Letras Anglo-Portuguesas pela Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus de Cornélio Procópio, possuindo experiência de dois anos no desenvolvimento de pesquisas fomentadas pela Fundação Araucária na área de Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Inglesa (Programa de Iniciação Científica). No momento, atua como professor de língua inglesa nos níveis básico, intermediário e avançado em um instituto de idiomas e na Universidade Estadual do Norte do Paraná, inserido no Programa Paraná Fala Inglês.

Eliane Segati Rios-Registro, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutora em Estudos da Linguagem - língua estrangeira - pela UEL (2013), Mestre em Estudos da Linguagem - língua estrangeira - pela UEL(2010), possui especialização em Língua Inglesa pela Universidade Estadual de Londrina(2000) e graduação em Letras Anglo Portuguesas pela Fundação Faculdade Estadual de Filosofia Ciências Letras Cornélio Procópio - UENP - (1999). Atualmente é coordenadora de Relações Internacionais da Universidade Estadual do Norte do Paraná. É professora adjunta da UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná no campus de Cornélio Procópio, atuando nas disciplinas de Língua Inglesa, Literatura de Língua Inglesa e Estágio Supervisionado.É professora colaboradora do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da UENP e líder do grupo de pesquisa GETELIN/LI - Gêneros textuais e ensino de língua inglesa. Tem experiência na área de Letras em nível de graduação e pós-graduação, com ênfase em Língua Inglesa, Literaturas de Língua Inglesa e Formação de Professores de LI atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem, gêneros textuais, pesquisa, literatura inglesa, formação de professores de LI e internacionalização.Doutora em Estudos da Linguagem - língua estrangeira - pela UEL (2013), Mestre em Estudos da Linguagem - língua estrangeira - pela UEL(2010), possui especialização em Língua Inglesa pela Universidade Estadual de Londrina(2000) e graduação em Letras Anglo Portuguesas pela Fundação Faculdade Estadual de Filosofia Ciências Letras Cornélio Procópio - UENP - (1999). Atualmente é coordenadora de Relações Internacionais da Universidade Estadual do Norte do Paraná. É professora adjunta da UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná no campus de Cornélio Procópio, atuando nas disciplinas de Língua Inglesa, Literatura de Língua Inglesa e Estágio Supervisionado.É professora colaboradora do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da UENP e líder do grupo de pesquisa GETELIN/LI - Gêneros textuais e ensino de língua inglesa. Tem experiência na área de Letras em nível de graduação e pós-graduação, com ênfase em Língua Inglesa, Literaturas de Língua Inglesa e Formação de Professores de LI atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem, gêneros textuais, pesquisa, literatura inglesa, formação de professores de LI e internacionalização.

Publicado

2016-05-02

Cómo citar

Espuri, P. H., & Rios-Registro, E. S. (2016). DO RENASCENTISTA AO CONTEMPORÂNEO: ROMEO AND JULIET E SUA VERSÃO AO QUADRADO. Revista X, 1(0.2016). https://doi.org/10.5380/rvx.v1i0.2016.44718

Número

Sección

Artigos para número atemático