UM ESTUDO DO CADERNO FOLHA ECONOMIA DA FOLHA DE LONDRINA NA PERSPECTIVA DOS GÊNEROS TEXTUAIS

Autores/as

  • Eliana Merlin Deganutti de Barros Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) campus de Cornélio Procópio
  • Thalita Jóia Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus de Cornélio Procópio.

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v1i0.2016.41218

Palabras clave:

gêneros do jornal, modelo teórico, transposição didática externa

Resumen

Este trabalho é fruto de investigações realizadas para o projeto de pesquisa “Gêneros da mídia jornalística como objetos de transposição didática externa” (UENP/CP), o qual tem como aporte teórico-metodológico os estudos do Grupo de Genebra vinculados ao Interacionismo Sociodiscursivo, tanto na sua vertente de análise textual/de gêneros, como nos seus estudos voltados para a didática das línguas. Para este artigo, trazemos um modelo teórico do Caderno Folha Economia da Folha de Londrina com foco na análise do plano textual global e no inventário dos gêneros desse Caderno. Intencionamos que esse estudo sirva como ferramenta para processos de didatização do jornal impresso. 

Biografía del autor/a

Eliana Merlin Deganutti de Barros, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) campus de Cornélio Procópio

Doutora em Estudos da Linguagem (UEL), professora adjunta da UENP, Cornélio Procópio, Centro de Letras Comunicação e Artes, Curso de Letras. Atua na Graduação em Letras, Especialização em Ensino da Língua Portuguesa e PROFLETRAS. Coordena subprojeto PIBID de Língua Portuguesa. Desenvolve pesquisa para os grupos CNPQ: DIALE (UENP), GEDFOR (UFGD) e GEMFOR (UEL).

Thalita Jóia, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus de Cornélio Procópio.

Iniciação científica voluntária e bolsista do PIBID de Língua Portuguesa. Desenvolve pesquisas para o grupo DIALE (CNPQ-UENP).

Publicado

2016-05-02

Cómo citar

Barros, E. M. D. de, & Jóia, T. (2016). UM ESTUDO DO CADERNO FOLHA ECONOMIA DA FOLHA DE LONDRINA NA PERSPECTIVA DOS GÊNEROS TEXTUAIS. Revista X, 1(0.2016). https://doi.org/10.5380/rvx.v1i0.2016.41218

Número

Sección

Artigos para número atemático