DESCENDO OU RISING? PADRÕES ENTOACIONAIS DE PERGUNTAS TOTAIS DA LÍNGUA INGLESA E DA LÍNGUA PORTUGUESA POR FALANTES BRASILEIROS

Authors

  • Leonice Passarella dos Reis Escola de Aprendizes-Marinheiro de Santa Catarina Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v1i0.2014.34266

Keywords:

Interrogativas Totais Neutras, Língua Adicional, Transferência Linguística da L1.

Abstract

Os benefícios do ensino de pronúncia no processo de aquisição de uma língua adicional (LA) são inquestionáveis. No entanto, determinar a quantidade adequada e os aspectos da pronúncia mais relevantes para dar meios ao falante de uma LA para que se comunique de modo inteligível é não só uma necessidade, mas também um desafio.  Com o intuito de colaborar com pesquisas na área de ensino de pronúncia, este estudo investigou os padrões entoacionais de interrogativas totais neutras realizadas por cinco falantes do PB em inglês e em PB, e realizadas por um falante do inglês americano em inglês. A análise foi realizada com o uso do Praat, seguindo a notação do Sistema Métrico Autossegmental. Os resultados indicaram que os padrões entoacionais produzidos pelos falantes brasileiros incluíram padrões transferidos diretamente do PB (/LH*L%/), padrões do inglês (/L*H%/) e outros padrões sugestivos de uma língua em desenvolvimento. Além da transferência linguística, o tempo de aprendizagem e a idade de início da aprendizagem parecem ter exercido alguma influência em tais produções.

Author Biography

Leonice Passarella dos Reis, Escola de Aprendizes-Marinheiro de Santa Catarina Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (1998) e mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). É professora de inglês na Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina, onde é também coordenadora da disciplina. Ainda, é doutoranda no Programa de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês da Universidade Federal de Santa Catarina. Seus interesses de pesquisa incluem os seguintes temas: estragégias de aprendizagem versus dificuldades de aprendizagem de língua estrangeira, currículo, livro didático, avaliação da aprendizagem, formação de professores e o ensino de pronúncia.

Published

2014-08-18

How to Cite

Passarella dos Reis, L. (2014). DESCENDO OU RISING? PADRÕES ENTOACIONAIS DE PERGUNTAS TOTAIS DA LÍNGUA INGLESA E DA LÍNGUA PORTUGUESA POR FALANTES BRASILEIROS. Revista X, 1(0.2014). https://doi.org/10.5380/rvx.v1i0.2014.34266