DESCENDO OU RISING? PADRÕES ENTOACIONAIS DE PERGUNTAS TOTAIS DA LÍNGUA INGLESA E DA LÍNGUA PORTUGUESA POR FALANTES BRASILEIROS
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v1i0.2014.34266Keywords:
Interrogativas Totais Neutras, Língua Adicional, Transferência Linguística da L1.Abstract
Os benefícios do ensino de pronúncia no processo de aquisição de uma língua adicional (LA) são inquestionáveis. No entanto, determinar a quantidade adequada e os aspectos da pronúncia mais relevantes para dar meios ao falante de uma LA para que se comunique de modo inteligível é não só uma necessidade, mas também um desafio. Com o intuito de colaborar com pesquisas na área de ensino de pronúncia, este estudo investigou os padrões entoacionais de interrogativas totais neutras realizadas por cinco falantes do PB em inglês e em PB, e realizadas por um falante do inglês americano em inglês. A análise foi realizada com o uso do Praat, seguindo a notação do Sistema Métrico Autossegmental. Os resultados indicaram que os padrões entoacionais produzidos pelos falantes brasileiros incluíram padrões transferidos diretamente do PB (/LH*L%/), padrões do inglês (/L*H%/) e outros padrões sugestivos de uma língua em desenvolvimento. Além da transferência linguística, o tempo de aprendizagem e a idade de início da aprendizagem parecem ter exercido alguma influência em tais produções.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors retain copyright of all works published by Revista X.
Revista X publishes articles under the Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 license.
The non-exclusive distribution of online papers through institutional and pre-print repositories is hereby authorized.
The author’s style shall be maintained after regulatory, orthographic, grammatical, and layout corrections undertaken during the editorial process.

