ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA POR MEIO DE GÊNEROS TEXTUAIS: QUAL É A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES EM FORMAÇÃO?

Autores/as

  • Valeska Gracioso Carlos UEPG/ UEL
  • Marcella Bordini UEL

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v1i0.24705

Palabras clave:

Gêneros Textuais, Ensino de Línguas Estrangeiras, Professor em Formação.

Resumen

Este presente trabalho objetiva verificar a percepção dos professores em formação de um curso de Letras de uma Universidade Pública do estado do Paraná sobre estarem sendo preparados adequadamente para utilizar a abordagem pautada em Gêneros Textuais em sua prática de sala de aula. Como aporte teórico, nos pautamos em Cristovão (2002, 2007, 2010) Machado (2005, 2009), Abreu-Tardelli (2007, 2009) e Marcuschi (2008). A metodologia adotada é de base qualitativa e concerne na aplicação de um inventário de situações-problemas (MACEDO, 2002) a três turmas da terceira série de Língua Estrangeira, sendo uma de francês, uma de inglês e uma de espanhol. Por meio das respostas obtidas, pudemos confirmar nossa hipótese de que esses professores em formação não estão preparados para a empregabilidade da abordagem pautada em Gêneros Textuais. Firma-se, desta forma, a necessidade de uma disciplina específica para prepará-los, de maneira mais eficiente, para a docência, uma vez que essa abordagem é a defendida pelos documentos oficiais para o ensino de Língua Materna e Estrangeira.

Biografía del autor/a

Valeska Gracioso Carlos, UEPG/ UEL

Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas

Professora de Espanhol

Pesquisadora da área da Linguagem

Doutoranda em Estudos da Linguagem - UEL

Marcella Bordini, UEL

Mestranda em Estudos da Linguagem - UEL

Publicado

2012-11-07

Cómo citar

Carlos, V. G., & Bordini, M. (2012). ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA POR MEIO DE GÊNEROS TEXTUAIS: QUAL É A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES EM FORMAÇÃO?. Revista X, 1. https://doi.org/10.5380/rvx.v1i0.24705

Número

Sección

Artigos para número atemático