ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA POR MEIO DE GÊNEROS TEXTUAIS: QUAL É A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES EM FORMAÇÃO?
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v1i0.24705Keywords:
Gêneros Textuais, Ensino de Línguas Estrangeiras, Professor em Formação.Abstract
Este presente trabalho objetiva verificar a percepção dos professores em formação de um curso de Letras de uma Universidade Pública do estado do Paraná sobre estarem sendo preparados adequadamente para utilizar a abordagem pautada em Gêneros Textuais em sua prática de sala de aula. Como aporte teórico, nos pautamos em Cristovão (2002, 2007, 2010) Machado (2005, 2009), Abreu-Tardelli (2007, 2009) e Marcuschi (2008). A metodologia adotada é de base qualitativa e concerne na aplicação de um inventário de situações-problemas (MACEDO, 2002) a três turmas da terceira série de Língua Estrangeira, sendo uma de francês, uma de inglês e uma de espanhol. Por meio das respostas obtidas, pudemos confirmar nossa hipótese de que esses professores em formação não estão preparados para a empregabilidade da abordagem pautada em Gêneros Textuais. Firma-se, desta forma, a necessidade de uma disciplina específica para prepará-los, de maneira mais eficiente, para a docência, uma vez que essa abordagem é a defendida pelos documentos oficiais para o ensino de Língua Materna e Estrangeira.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors retain copyright of all works published by Revista X.
Revista X publishes articles under the Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 license.
The non-exclusive distribution of online papers through institutional and pre-print repositories is hereby authorized.
The author’s style shall be maintained after regulatory, orthographic, grammatical, and layout corrections undertaken during the editorial process.

