A representação dos portadores de necessidades especiais nos livros didáticos de LEM

Autores/as

  • Juliana Passos UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v2i1.21597

Palabras clave:

representação, necessidades especiais, material didático.

Resumen

Este trabalho tem como intuito discutir a tendência contemporânea de representar o portador de necessidades especiais nos livros didáticos de língua inglesa e de que maneira se dá tal representação.  Tais representações limitam-se a grupos específicos  – em geral os cadeirantes – e são, via de regra, estabelecidas através da linguagem visual unicamente. Interessa-nos discutir quem é o sujeito representado e o tipo de discurso visual se constrói. Igualmente, interessa-nos o fato destas representações não se construírem no plano da linguagem e quais as possíveis significações destas representações e como contribuem para a formação da identidade e do discurso social em torno da deficiência.

Cómo citar

Passos, J. (2010). A representação dos portadores de necessidades especiais nos livros didáticos de LEM. Revista X, 2(1). https://doi.org/10.5380/rvx.v2i1.21597

Número

Sección

Artigos para número atemático