O LIVRO DIDÁTICO PÚBLICO DE INGLÊS: UMA ABORDAGEM INTERCULTURAL DAS PROPOSTAS DE LEITURA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v1i1.16616Palabras clave:
ensino de línguasResumen
Resumo: O livro didático público de língua estrangeira do Estado do Paraná procura abordar de maneira diferenciada o ensino de língua inglesa através do uso de textos, tentando seguir uma proposta de trabalho baseada na perspectiva bakhtiniana de linguagem. Por meio deste trabalho, tenta-se demonstrar a relação entre a teoria da linguagem defendida pelo Círculo de Bakhtin e os textos presentes no livro, relacionando os aspectos interculturais e o ensino de inglês. A partir da escolha de uma unidade temática, a pesquisa analisa os textos e as atividades propostas a fim de verificar se a intenção dos autores de ensinar a língua inglesa através da perspectiva sociológica de linguagem é efetivada, demonstrando os pressupostos da teoria do Círculo e as relações presentes nas Diretrizes Curriculares de Língua Estrangeira do Estado do Paraná (2009). As Diretrizes explicitam que a língua estrangeira proporciona um espaço de construção de conhecimento e interpretações da realidade através do discurso e do contexto, e não através da decodificação de um sistema linguístico. Pensando nisso, o livro didático analisado atenderia em boa parte a proposta na qual foi concebido.
Palavras-chave: interculturalidade; leitura em língua inglesa; Círculo de Bakhtin.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.

