O Programa Paraná Fala Inglês em uma Universidade pública paranaense: A visão de seus participantes
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v16i6.82231Keywords:
Paraná Fala Inglês, Coordenadoras e Professores, Instituição de Ensino Superior.Abstract
Este artigo analisa o Programa Paraná Fala Inglês (PFI), na sua segunda fase, em uma universidade pública do norte-paranaense, sob a perspectiva de seus participantes (coordenadoras e professores). Assim, ele i) examina a visão dos participantes sobre o programa no processo de internacionalização da universidade; ii) analisa suas expectativas iniciais a respeito do PFI e como estas foram sendo (ou não) concretizadas; iii) investiga os pontos positivos e lacunares do programa, de acordo com a perspectiva dos integrantes. Os dados foram gerados por meio da aplicação de questionários dissertativos e a discussão realizada se embasa em trabalhos acerca da internacionalização (JORDÃO; MARTINEZ, 2015; STALLIVIERI,2002; MARRARA; RODRIGUES, 2016, dentre outros). Os resultados indicam que o programa tem contribuído com a internacionalização acadêmica por meio da oferta de cursos e de editais de mobilidade, além de ser um contexto relevante e diferenciado para a formação docente continuada. Apesar de alguns pontos lacunares apontados, os aspectos positivos se sobressaem e as expectativas de todos os participantes se concretizaram ou foram ressignificadas.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors retain copyright of all works published by Revista X.
Revista X publishes articles under the Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 license.
The non-exclusive distribution of online papers through institutional and pre-print repositories is hereby authorized.
The author’s style shall be maintained after regulatory, orthographic, grammatical, and layout corrections undertaken during the editorial process.