Análise de gênero para o ensino e a produção de protocolos de artigos de pesquisa em língua inglesa

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v16i6.82136

Keywords:

Análise de Gênero, Aprendizagem Centrada no Aluno, Inglês para Fins Específicos, Escrita Acadêmica em Inglês.

Abstract

À luz da Aprendizagem Centrada no Aluno (ROGERS, 1983; McCOMBS; WHISTLER, 1997) e do ensino de Inglês para Fins Específicos (HUTCHINSON; WATERS, 1987), o presente artigo propõe uma Análise de Gênero (SWALES, 1990), investigando a seção Protocolo (Protocol) do gênero Artigo (Article) publicado no Periódico de Experimentos Visualizados ou Journal of Visualized Experiments (JoVE), em inglês, utilizando a Gramática Sistêmico-Funcional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014) como ferramenta analítica. Para fins pedagógicos, essa análise projeta um contexto de ensino no qual a Aprendizagem Centrada no aluno e o ensino de Inglês para Fins Específicos estão aliados para atender as possíveis necessidades de pesquisadores estudantes de inglês como língua adicional interessados em publicar no JoVE. Em um último momento, esse contexto pedagógico em potencial é relacionado aos dez elementos da Aprendizagem Centrada no Aluno de Jacobs e Renandya (2016) para a consecução de algumas orientações de ensino.

Author Biography

Victor Gomes Milani, Prefeitura Municipal de Santa Maria (PMSM), Secretaria Municipal de Educação (SMEd)

Graduado em Letras Inglês e Literaturas de Língua Inglesa (UFSM) e Letras Português e Literaturas (UNINTER)Especialista em Ensino de Língua Portuguesa: Oralidade e Escrita (UNOESTE)Mestre em Estudos Linguísticos (UFSM)Doutorando em Letras - Estudos Linguísticos (UFSM)Professor de Língua Inglesa da rede municipal de ensino de Santa Maria - RS

Additional Files

Published

2021-12-03

How to Cite

Milani, V. G. (2021). Análise de gênero para o ensino e a produção de protocolos de artigos de pesquisa em língua inglesa. Revista X, 16(6), 1574–1599. https://doi.org/10.5380/rvx.v16i6.82136