Desvelando a paixão pelo ensino de professores de inglês em formação inicial
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v16i2.77263Palabras clave:
Formação Inicial, Ensino de inglês, Paixão.Resumen
A formação de docentes de línguas enfrenta vários desafios, entre eles, a pouca atratividade da carreira. Sendo assim, o desejo de ensinar é uma das principais formas através das quais os professores expressam sua paixão e, por isso, uma emoção essencial à promoção de um ensino efetivo (DAY, 2004; 2009). Na Linguística Aplicada no Brasil, ainda não existem estudos sobre a paixão dos professores de inglês pelo seu ofício. Com isso, este trabalho investigou como se constitui a paixão pelo ensino em um grupo de oito professores de inglês em formação inicial, estagiários em um curso de extensão de uma universidade federal mineira. O referencial teórico se pautou em pesquisas relativas ao estudo das emoções no ensino de línguas (BARCELOS, 2015; ZEMBYLAS, 2005) e à paixão pelo ensino (DAY, 2004; 2009; CARBONNEAU et al., 2008; MART, 2013). Os dados foram coletados através de (1) questionários abertos, (2) entrevistas e (3) narrativas visuais e submetidos à análise de conteúdo. Os resultados revelaram que os participantes sentem paixão pelo ensino, haja vista manifestarem desejo de ensinar, gosto pelo inglês, emoções positivas e cuidado e comprometimento ao se engajarem em sua prática docente em seus contextos de ensino.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.

