O TEXTO LITERÁRIO COMO RECURSO NO ENSINO DE INGLÊS: A ÓTICA DE PROFESSORES EM UM CONTEXTO DE PIBID
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v14i3.61788Keywords:
literatura, PIBID, ensino de língua inglesa, motivação, aprendizagemAbstract
O propósito deste trabalho foi analisar, mediante a perspectiva de professores, os impactos do uso de textos literários no ensino da língua inglesa através do PIBID. O referencial teórico específico baseou-se, especialmente, em Hisamanoglu (2005) e Maley (2005), dentre outros. Foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, envolvendo três sujeitos, professores da rede pública que receberam pibidianos em suas turmas para ensinar inglês com textos literários. A coleta de dados ocorreu por meio de questionário, entrevista e conversas complementares. Constatou-se, sob a perspectiva dos sujeitos, que nas turmas beneficiadas pelo programa, o enfoque com literatura despertou melhor motivação nos alunos, em relação à disciplina e, consequentemente, para o aprendizado do idioma. E, ainda, motivou os próprios professores para o ensino da língua inglesa por meio de textos literários, de modo a provocar o interesse dos alunos e atender às suas necessidades.
PALAVRAS-CHAVE: Literatura; PIBID; Ensino de Língua Inglesa; Motivação; Aprendizagem.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors retain copyright of all works published by Revista X.
Revista X publishes articles under the Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 license.
The non-exclusive distribution of online papers through institutional and pre-print repositories is hereby authorized.
The author’s style shall be maintained after regulatory, orthographic, grammatical, and layout corrections undertaken during the editorial process.

