O ESTATUTO ATUAL DA LÍNGUA INGLESA: COMO ALUNOS-PROFESSORES DO CURSO DE LETRAS COMPREENDEM E SE IDENTIFICAM COM AS DIFERENTES PERSPECTIVAS DE USO E ENSINO DO IDIOMA

Authors

  • Taisa Pinetti Passoni Universidade Estadual de Londrina
  • Juliane D'Almas Universidade Estadual de Londrina
  • Luciana Cristina da Costa Audi Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v1i0.2009.15432

Keywords:

formação de professores, língua inglesa, ensino, acrônimos.

Abstract

The current paper aims to present how student-teachers from third year of Letras Estrangeiras Modernas – Inglês course at Universidade Estadual de Londrina understand different conceptions for English Language using and teaching in contemporary world and with which of them they most identify themselves as teaching this language. After reading and discussing about different acronyms and their respective conceptualizations in order to refer to English Language (EFL, ESL, EIL, ELF, WE), the student-teachers posted comments in a blog presenting their representations about the topic. Through analyses of these comments, we understand that this subject is still brand new in the process of teachers’ education, what suggests some changes which can be made so that they can professionalize themselves achieving a better comprehension about their role as English Language teachers in the society.

Author Biographies

Taisa Pinetti Passoni, Universidade Estadual de Londrina

Possui especilização em Língua Inglesa (2007) pela Universidade Estadual de Londrina. Graduada em Letras Anglo-Vernáculas e respectivas Literaturas pela mesma universidade (2005). Tem interesse na área de Letras, com ênfase no ensino e aprendizagem de Língua Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas discursivas, tipos de aprendizagem,Teoria da Atividade Sócio - histórico- Cultural e planejamento de aulas. Leciona Inglês para diferentes níveis desde 2003. Atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem na mesma instituição.

Juliane D'Almas, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Língua Inglesa, com ênfase na formação de professores desta área. Atuou em projetos de pesquisa e programa de extensão, trabalhando com o desenvolvimento de materiais didáticos, com pesquisa sobre a crença na formação de professores de língua inglesa, com apoio a professores de língua inglesa de escolas públicas. Atualmente desenvolve pesquisas em relação a porcentagem de aprendizagem dos graduandos de Letras e a heterogenidade entre estes durante o curso, focando em desenvolver meios de disseminar tais diferenças na aprendizagem e aprimoramento da língua inglesa pelos futuros professores.

Luciana Cristina da Costa Audi, Universidade Estadual de Londrina

Luciana Cristina da Costa Audi é graduada em Letras, com habilitação em inglês e português pela Universidade Estadual de Londrina, especialista em Língua Inglesa pela mesma universidade. Professora da rede estadual de educação básica do estado do Paraná, com experiência no ensino de ingês para 5ª a 8ª séries e Ensino Médio. Possui experiência também com educação infantil, tendo trabalhado como coordenadora CBA no ano de 2007. Atualmente é mestranda em Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Estadual de Londrina, na área de Linguagem e Educação. Sua pesquisa está voltada para a Formação Continuada de Professores de Língua Inglesa, no programa PDE oferecido pelo governo do estado aos professores da rede pública do Paraná.

Published

2009-12-15

How to Cite

Passoni, T. P., D’Almas, J., & Audi, L. C. da C. (2009). O ESTATUTO ATUAL DA LÍNGUA INGLESA: COMO ALUNOS-PROFESSORES DO CURSO DE LETRAS COMPREENDEM E SE IDENTIFICAM COM AS DIFERENTES PERSPECTIVAS DE USO E ENSINO DO IDIOMA. Revista X, 1(0.2009). https://doi.org/10.5380/rvx.v1i0.2009.15432

Issue

Section

Articles