Uma perspectiva transcultural sobre o processo de implementação e adaptação do modelo de enriquecimento para toda a escola: a importância do desenvolvimento de talentos em um mundo global
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v19i1.95429Palavras-chave:
Educação de indivíduos com altas habilidades/ superdotação (AH/SD), Desenvolvimento de talentos, Adaptação cultural, Modelo de Enriquecimento para toda a EscolaResumo
A educação de indivíduos com altas habilidades/superdotação (AH/SD) e o desenvolvimento de talentos são considerados atualmente como elementos-chave para o desenvolvimento do capital humano e para o aumento da competitividade na educação e na economia. Nesse contexto, um número crescente de países começou a investir uma quantidade considerável de recursos para descobrir e desenvolver seus alunos mais capazes. À medida que as fronteiras e as diferenças entre culturas se tornam menos pronunciadas em um mundo global, os modelos educativos para orientar a educação de pessoas com altas habilidades/superdotação (AH/SD) e o desenvolvimento de talentos estão também tornando-se cada vez mais aplicáveis. Nesse contexto, o Modelo de Enriquecimento para toda a Escola (SEM) apresenta-se como um modelo flexível que permite às escolas de diferentes regiões do mundo proporcionar aos indivíduos oportunidades para identificar suas potencialidades e ajudá-los a atingir os seus níveis mais elevados de competência. Este artigo fornece uma visão geral do SEM e da extensa gama de regiões em que o modelo é atualmente implementado, bem como uma análise das razões para a sua ampla aceitação entre os educadores de todo o mundo. Além disso, este trabalho inclui uma entrevista com o Dr. Joseph Renzulli, inventor do SEM, na qual são discutidas várias questões relacionadas com a adaptação cultural do SEM. Por fim, o documento apresenta uma introdução à Rede Internacional SEM, um projeto recém-desenvolvido criado para conectar os utilizadores do SEM em todo o mundo e facilitar a partilha e o acesso a ideias e recursos para o desenvolvimento de talentos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.