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Explorando indícios de desenvolvimento de letramento em avaliação na formação inicial de professores de línguas: confiabilidade e concepções de avaliação

Mariana Damacena-Dutra, Vanessa Borges-Almeida

Resumo


Este artigo apresenta e discute os resultados de um estudo de caso interventivo realizado em uma universidade pública brasileira. O objetivo do trabalho é discutir indícios de desenvolvimento em letramento em avaliação de futuros professores durante e após a conclusão de uma disciplina teórico-prática dedicada à temática da avaliação em contexto de línguas. A pesquisa está fundamentada nos estudos sobre letramento em avaliação em contexto de línguas (Inbar-Lourie, 2008; Quevedo-Camargo; Scaramucci, 2018) na formação inicial de professores (Fernandes; Borges-Almeida, 2021; Giraldo, 2018; Giraldo; Murcia, 2018, 2019; Restrepo Bolivar, 2020) e sobre avaliação como mecanismo orientador da aprendizagem (Black, 2015; Black; Wiliam, 2010; 2018; Carless, 2007). Participaram da investigação sete estudantes de Letras Inglês. Os dados foram coletados por meio de observação de aulas, entrevistas e análise documental de tarefas elaboradas pelos participantes, e foram analisados pelo método de análise de conteúdo (Bardin, 2011). Os resultados indicam que há ganhos no letramento dos participantes quanto à concepção de avaliação para apoiar e orientar a aprendizagem, e à compreensão das qualidades de boas práticas avaliativas, especialmente confiabilidade, apoiada por rubricas de correção.

Palavras-chave


letramento em avaliação; professores de línguas; formação inicial; confiabilidade; rubricas

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rvx.v19i2.94734