Explorando indícios de desenvolvimento de letramento em avaliação na formação inicial de professores de línguas: confiabilidade e concepções de avaliação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v19i2.94734

Palavras-chave:

letramento em avaliação, professores de línguas, formação inicial, confiabilidade, rubricas

Resumo

Este artigo apresenta e discute os resultados de um estudo de caso interventivo realizado em uma universidade pública brasileira. O objetivo do trabalho é discutir indícios de desenvolvimento em letramento em avaliação de futuros professores durante e após a conclusão de uma disciplina teórico-prática dedicada à temática da avaliação em contexto de línguas. A pesquisa está fundamentada nos estudos sobre letramento em avaliação em contexto de línguas (Inbar-Lourie, 2008; Quevedo-Camargo; Scaramucci, 2018) na formação inicial de professores (Fernandes; Borges-Almeida, 2021; Giraldo, 2018; Giraldo; Murcia, 2018, 2019; Restrepo Bolivar, 2020) e sobre avaliação como mecanismo orientador da aprendizagem (Black, 2015; Black; Wiliam, 2010; 2018; Carless, 2007). Participaram da investigação sete estudantes de Letras Inglês. Os dados foram coletados por meio de observação de aulas, entrevistas e análise documental de tarefas elaboradas pelos participantes, e foram analisados pelo método de análise de conteúdo (Bardin, 2011). Os resultados indicam que há ganhos no letramento dos participantes quanto à concepção de avaliação para apoiar e orientar a aprendizagem, e à compreensão das qualidades de boas práticas avaliativas, especialmente confiabilidade, apoiada por rubricas de correção.

Biografia do Autor

Mariana Damacena-Dutra, Universidade de Brasília

Licenciada em Letras Inglês pela Universidade de Brasília - UnB (2018) e em Pedagogia pela Fauldade UniBF (2021). Especialista em Legislação Educacional pela Faculdade UniBF (2021). Mestra em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PGLA) da UnB (2023). Professora de Língua Estrangeira desde 2015, lecionou como Professora Substituta no Centro Interescolar de Línguas 02 de Brasília/DF - SEEDF (2019-2022) e atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade de Brasília. Possui experiência na área de ensino de Língua Estrangeira, produção de material didático, identidade, letramento em avaliação e formação de professores. Avaliadora da competência de produção oral nos seguintes exames de Cambridge: Pre-A1 Starters, A1 Movers, A2 Flyers, B1 Preliminary (for Schools) e B2 - First (for Schools). 

Vanessa Borges-Almeida, Universidade de Brasília

Vanessa Borges de Almeida é doutora em Estudos Lingüísticos pela UNESP São José do Rio Preto e professora associada da Universidade de Brasília, atuando nos cursos de graduação em Letras - Inglês e no Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada. É líder do "Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação de Professores de Línguas e Avaliação (GEPEPLA)" e também membro pesquisador do grupo "Ensino-aprendizagem de Línguas Estrangeiras: Crenças, Construtos e Competências (Enaple-CCC)". É editora-chefe da Revista Horizontes de Linguística Aplicada e membro do Conselho Deliberativo do Laboratório de Revisão e Editoração de Periódicos (Labore) do Instituto de Letras da UnB. Foi coordenadora do Curso de Licenciatura em Letras - Inglês no biênio 2018-2019. Seus principais interesses de pesquisa são avaliação orientada para a aprendizagem de línguas, formação de professores de línguas, letramento em avaliação, e ensino-aprendizagem de língua estrangeira por meio de tarefas e projetos.

Downloads

Publicado

2024-08-02

Como Citar

Damacena-Dutra, M., & Borges-Almeida, V. (2024). Explorando indícios de desenvolvimento de letramento em avaliação na formação inicial de professores de línguas: confiabilidade e concepções de avaliação. Revista X, 19(2), 295–326. https://doi.org/10.5380/rvx.v19i2.94734

Edição

Seção

Dossiê Temático - Avaliação e formação de professores de línguas - vol.19, nº1 - 2024