Explorando indícios de desenvolvimento de letramento em avaliação na formação inicial de professores de línguas: confiabilidade e concepções de avaliação
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v19i2.94734Palavras-chave:
letramento em avaliação, professores de línguas, formação inicial, confiabilidade, rubricasResumo
Este artigo apresenta e discute os resultados de um estudo de caso interventivo realizado em uma universidade pública brasileira. O objetivo do trabalho é discutir indícios de desenvolvimento em letramento em avaliação de futuros professores durante e após a conclusão de uma disciplina teórico-prática dedicada à temática da avaliação em contexto de línguas. A pesquisa está fundamentada nos estudos sobre letramento em avaliação em contexto de línguas (Inbar-Lourie, 2008; Quevedo-Camargo; Scaramucci, 2018) na formação inicial de professores (Fernandes; Borges-Almeida, 2021; Giraldo, 2018; Giraldo; Murcia, 2018, 2019; Restrepo Bolivar, 2020) e sobre avaliação como mecanismo orientador da aprendizagem (Black, 2015; Black; Wiliam, 2010; 2018; Carless, 2007). Participaram da investigação sete estudantes de Letras Inglês. Os dados foram coletados por meio de observação de aulas, entrevistas e análise documental de tarefas elaboradas pelos participantes, e foram analisados pelo método de análise de conteúdo (Bardin, 2011). Os resultados indicam que há ganhos no letramento dos participantes quanto à concepção de avaliação para apoiar e orientar a aprendizagem, e à compreensão das qualidades de boas práticas avaliativas, especialmente confiabilidade, apoiada por rubricas de correção.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.

