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A intercompreensão como chave para a cooperação acadêmica do consórcio UNITA: Uma experiência formativa

Francisco Javier Calvo del Olmo, Teurra Fernandes Vailatti, Thomas De Fornel

Resumo


A internacionalização do ensino superior demanda ações coletivas e colaborativas das universidades, bem como dos agentes a elas vinculados. Neste contexto, o recente consórcio Unita – Universitas Montium, formado por seis universidades de cinco países da União Europeia, tem a intercompreensão como um dos eixos estruturadores, com o objetivo de promover a formação linguística da comunidade acadêmica através dos pressupostos teórico-metodológicos dessa abordagem. Este artigo plurilíngue apresenta a formação Intercompréhension en langues romanes, realizada no evento Quinzaine des Langues promovido pela Université Savoie Mont Blanc (Chambéry, França), membro da Unita, em junho de 2021. Através do relato de experiência dos formadores, traça-se um panorama com as etapas dessa formação, direcionada a um público heterogêneo e não especializado em linguística. A sensibilização ao conceito de intercompreensão, a noção de repertório linguístico, o desenvolvimento das competências receptivas escritas e orais e a interação são os eixos expostos com respaldo na literatura científica da área (CANDELIER et al., 2012; ESCUDÉ; CALVO DEL OLMO, 2019). A legitimação da intercompreensão através de ações formativas como essa é uma importante chave de enriquecimento das competências comunicativas da comunidade acadêmica e uma ação política em prol do plurilinguismo, visando processos de internacionalização das instituições mais igualitários e democráticos.

Palavras-chave


Plurilinguismo; Intercompreensão em línguas românicas; Ensino Superior; Internacionalização.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rvx.v17i2.83763