Dicções Poéticas Contemporâneas em Três Atos
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v16i6.82218Palavras-chave:
Poesia, Literatura Marginal das Periferias, Revista Caros Amigos.Resumo
O presente artigo toma como objeto de estudo três poemas (“Pai e eu”, de Edson Veóca, “Um presente para a Elite Brasileira”, de Cláudia Canto, e “Conflito”, de Atrês) publicados, respectivamente, em cada uma das três edições especiais da Revista Caros Amigos/Literatura Marginal: a cultura da periferia – Atos I, II e III, de 2001, 2002 e 2004. Esta reflexão está dividida em três partes: uma análise sócio-histórica a respeito do projeto literário da Revista, em seguida, uma proposta de leitura de cada um dos poemas e, por fim, uma discussão ampla relacionada ao projeto político da Revista evidenciado nos textos literários. A argumentação está embasada na teoria de Pierre Bourdieu a respeito do campo literário, associada a discussões prévias sobre as edições especiais da Caros Amigos/Literatura Marginal, bem como em estudos sobre literatura marginal das periferias.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.