Dicções Poéticas Contemporâneas em Três Atos
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v16i6.82218Palabras clave:
Poesia, Literatura Marginal das Periferias, Revista Caros Amigos.Resumen
O presente artigo toma como objeto de estudo três poemas (“Pai e eu”, de Edson Veóca, “Um presente para a Elite Brasileira”, de Cláudia Canto, e “Conflito”, de Atrês) publicados, respectivamente, em cada uma das três edições especiais da Revista Caros Amigos/Literatura Marginal: a cultura da periferia – Atos I, II e III, de 2001, 2002 e 2004. Esta reflexão está dividida em três partes: uma análise sócio-histórica a respeito do projeto literário da Revista, em seguida, uma proposta de leitura de cada um dos poemas e, por fim, uma discussão ampla relacionada ao projeto político da Revista evidenciado nos textos literários. A argumentação está embasada na teoria de Pierre Bourdieu a respeito do campo literário, associada a discussões prévias sobre as edições especiais da Caros Amigos/Literatura Marginal, bem como em estudos sobre literatura marginal das periferias.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.