Análise de gênero para o ensino e a produção de protocolos de artigos de pesquisa em língua inglesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v16i6.82136

Palavras-chave:

Análise de Gênero, Aprendizagem Centrada no Aluno, Inglês para Fins Específicos, Escrita Acadêmica em Inglês.

Resumo

À luz da Aprendizagem Centrada no Aluno (ROGERS, 1983; McCOMBS; WHISTLER, 1997) e do ensino de Inglês para Fins Específicos (HUTCHINSON; WATERS, 1987), o presente artigo propõe uma Análise de Gênero (SWALES, 1990), investigando a seção Protocolo (Protocol) do gênero Artigo (Article) publicado no Periódico de Experimentos Visualizados ou Journal of Visualized Experiments (JoVE), em inglês, utilizando a Gramática Sistêmico-Funcional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014) como ferramenta analítica. Para fins pedagógicos, essa análise projeta um contexto de ensino no qual a Aprendizagem Centrada no aluno e o ensino de Inglês para Fins Específicos estão aliados para atender as possíveis necessidades de pesquisadores estudantes de inglês como língua adicional interessados em publicar no JoVE. Em um último momento, esse contexto pedagógico em potencial é relacionado aos dez elementos da Aprendizagem Centrada no Aluno de Jacobs e Renandya (2016) para a consecução de algumas orientações de ensino.

Biografia do Autor

Victor Gomes Milani, Prefeitura Municipal de Santa Maria (PMSM), Secretaria Municipal de Educação (SMEd)

Graduado em Letras Inglês e Literaturas de Língua Inglesa (UFSM) e Letras Português e Literaturas (UNINTER)Especialista em Ensino de Língua Portuguesa: Oralidade e Escrita (UNOESTE)Mestre em Estudos Linguísticos (UFSM)Doutorando em Letras - Estudos Linguísticos (UFSM)Professor de Língua Inglesa da rede municipal de ensino de Santa Maria - RS

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Publicado

2021-12-03

Como Citar

Milani, V. G. (2021). Análise de gênero para o ensino e a produção de protocolos de artigos de pesquisa em língua inglesa. Revista X, 16(6), 1574–1599. https://doi.org/10.5380/rvx.v16i6.82136

Edição

Seção

Artigos para número atemático