Análise de gênero para o ensino e a produção de protocolos de artigos de pesquisa em língua inglesa
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v16i6.82136Palavras-chave:
Análise de Gênero, Aprendizagem Centrada no Aluno, Inglês para Fins Específicos, Escrita Acadêmica em Inglês.Resumo
À luz da Aprendizagem Centrada no Aluno (ROGERS, 1983; McCOMBS; WHISTLER, 1997) e do ensino de Inglês para Fins Específicos (HUTCHINSON; WATERS, 1987), o presente artigo propõe uma Análise de Gênero (SWALES, 1990), investigando a seção Protocolo (Protocol) do gênero Artigo (Article) publicado no Periódico de Experimentos Visualizados ou Journal of Visualized Experiments (JoVE), em inglês, utilizando a Gramática Sistêmico-Funcional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014) como ferramenta analítica. Para fins pedagógicos, essa análise projeta um contexto de ensino no qual a Aprendizagem Centrada no aluno e o ensino de Inglês para Fins Específicos estão aliados para atender as possíveis necessidades de pesquisadores estudantes de inglês como língua adicional interessados em publicar no JoVE. Em um último momento, esse contexto pedagógico em potencial é relacionado aos dez elementos da Aprendizagem Centrada no Aluno de Jacobs e Renandya (2016) para a consecução de algumas orientações de ensino.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.