Análise da realização do morfema -ed por estudantes brasileiros de inglês em uma perspectiva complexa da língua(gem)
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v16i6.82073Palavras-chave:
Sistemas Adaptativos Complexos, Modelos Fonológicos Multirrepresentacionais, Realização do Morfema -ed.Resumo
O objetivo deste estudo é analisar a realização do morfema -ed dos verbos regulares por aprendizes brasileiros de inglês língua adicional. Temos por pergunta-problema: como as variáveis palavra e indivíduo influenciam a realização alvo do morfema -ed dos verbos regulares do inglês? Como hipótese básica, assumimos que os aprendizes brasileiros realizam o morfema -ed de maneira complexa, apresentando diferenças significativas entre palavras e indivíduos, comportando-se de modo não-linear. Esta pesquisa baseia-se na visão de língua(gem) enquanto Sistema Adaptativo Complexo (SAC) (BECKNER et al., 2009) e nos modelos fonológicos multirrepresentacionais (BYBEE, 2001). Este estudo caracteriza-se como quase-experimental e quantitativo, cujos dados passaram por análise acústico-estatística. Os principais resultados são: (1) algumas palavras são mais propensas à realização alvo do que outras. Por serem o locus da representação mental na Fonologia de Uso, palavras podem ter o mesmo tipo fonotático, mas apresentarem comportamentos distintos; (2) alguns indivíduos apresentaram baixo índice de realização alvo, enquanto outros indivíduos apresentaram domínio da realização alvo do morfema -ed do inglês, evidenciando a existência de percursos individuais de construção da gramática fonológica mesmo entre indivíduos com nível de proficiência semelhante.
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