Análise da realização do morfema -ed por estudantes brasileiros de inglês em uma perspectiva complexa da língua(gem)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v16i6.82073

Palavras-chave:

Sistemas Adaptativos Complexos, Modelos Fonológicos Multirrepresentacionais, Realização do Morfema -ed.

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar a realização do morfema -ed dos verbos regulares por aprendizes brasileiros de inglês língua adicional. Temos por pergunta-problema: como as variáveis palavra e indivíduo influenciam a realização alvo do morfema -ed dos verbos regulares do inglês? Como hipótese básica, assumimos que os aprendizes brasileiros realizam o morfema -ed de maneira complexa, apresentando diferenças significativas entre palavras e indivíduos, comportando-se de modo não-linear. Esta pesquisa baseia-se na visão de língua(gem) enquanto Sistema Adaptativo Complexo (SAC) (BECKNER et al., 2009) e nos modelos fonológicos multirrepresentacionais (BYBEE, 2001). Este estudo caracteriza-se como quase-experimental e quantitativo, cujos dados passaram por análise acústico-estatística. Os principais resultados são: (1) algumas palavras são mais propensas à realização alvo do que outras. Por serem o locus da representação mental na Fonologia de Uso, palavras podem ter o mesmo tipo fonotático, mas apresentarem comportamentos distintos; (2) alguns indivíduos apresentaram baixo índice de realização alvo, enquanto outros indivíduos apresentaram domínio da realização alvo do morfema -ed do inglês, evidenciando a existência de percursos individuais de construção da gramática fonológica mesmo entre indivíduos com nível de proficiência semelhante.

Biografia do Autor

Antônio Alexandre de Araújo, UERN

Graduado em Letras com habilitação em língua inglesa pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Mestre em Ciências da Linguagem pela UERN. Especialista no ensino de língua inglesa pela UERN. Membro do Grupo de Pesquisa em Fonética e Fonologia - GPeFF. Professor da rede municipal de ensino de Mossoró e da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte.

Clerton Luiz Felix Barboza, UERN

Graduado em Letras (2000) e Especialista no Ensino de Língua Inglesa (2004) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Instituição onde atualmente trabalha enquanto professor adjunto IV na Graduação de Língua Inglesa, Língua Portuguesa e no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPCL). Mestre em Linguística Aplicada (2008) pela Universidade Estadual do Ceará - UECE, momento em que estudou a produção das vogais do português brasileiro e do inglês língua estrangeira. Doutor em Linguística (2013) pela Universidade Federal do Ceará - UFC, quando analisou a emergência da africadas alveolares em falares do português brasileiro e sua influência no percurso de construção da fonologia do inglês língua estrangeira. Tem publicado regularmente artigos na área de Fonética e Fonologia do português brasileiro e sua interfonologia com línguas estrangeiras em revistas científicas e livros nacionais e internacionais. Tem interesse na realização de estudos e disseminação de conhecimento na área de Fonética e Fonologia do português brasileiro, interfonologia do português/línguas estrangeiras e aquisição da escrita/influências grafofônicas nas séries iniciais do ensino fundamental.

Downloads

Publicado

2021-12-03

Como Citar

de Araújo, A. A., & Barboza, C. L. F. (2021). Análise da realização do morfema -ed por estudantes brasileiros de inglês em uma perspectiva complexa da língua(gem). Revista X, 16(6), 1434–1459. https://doi.org/10.5380/rvx.v16i6.82073

Edição

Seção

Artigos para número atemático