Ensinar língua portuguesa em tempos de tecnologia digital: Entre a ousadia e o desafio
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v16i6.82029Palavras-chave:
Ensino e Tecnologia, Figuras de Linguagem, Ensino de Língua PortuguesaResumo
O relato de experiência apresentado resulta de uma prática de estágio curricular obrigatório realizada por alunos da Universidade Federal de Santa Catarina em uma escola pública de Florianópolis. A prática aqui analisada foi desenvolvida com uma turma do ensino médio noturno e teve como ponto de partida um projeto de docência que contemplou os eixos organizadores do ensino de língua, leitura-escrita, fala-escuta e, sobretudo, análise linguística, aliados ao uso da tecnologia. Analisar aquele contexto de formação docente, considerando a atuação dos futuros professores e a prática pedagógica realizada, a partir de discussões apresentadas por Antunes (2003), Rojo (2009), Geraldi (2010) e Santaella (2013) é o que esse estudo propõe. A experiência mostrou que está em curso um novo desafio para a escola e para os professores, elaborar estratégias de integração entre os processos educativos anteriores e o acesso aos mecanismos de aprendizagem resultantes da inserção dos usuários nos espaços da cibercultura.
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