Os quadrinhos “Que gente má!” sob o enfoque da sequencialidade narrativa: Uma proposta de análise

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v16i6.81996

Palavras-chave:

Sequência Narrativa, Histórias em Quadrinhos, Análise Textual/Discursiva.

Resumo

O presente estudo de caráter descritivo e explicativo tem como objetivo descrever o encadeamento e a função da sequência narrativa na construção de sentido nas histórias em quadrinhos (HQs) associada à representação discursiva dos enunciados e ao ponto de vista. Assumimos para tanto, uma perspectiva sociodiscursiva da análise pelo nível N5, N6 e N7 de Adam (2008; 2011; 2019). O corpus é composto por duas histórias em quadrinhos (HQs) do livro “Que gente má!” (Que mala es la gente) do cartunista argentino Quino (2003), as quais foram escolhidas em função de suas temáticas que envolvem questões das desigualdades sociais e a subjetividade das relações sentimentais. Resultados demonstram convergência entre a proposta do autor em destaque às macro-proposições que compõem a estrutura composicional dessas narrativas, as suas representações discursivas, bem como as conexões com o plano discursivo e a (re)construção de sentido possível na interação autor-texto-leitor.

Biografia do Autor

Claudia Cristina Sanzovo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Ba. Turismo (Unioeste)

Licenciatura em Letras Português-Inglês (Unicesumar)

Mestranda programa Linguagem e Tecnologia (UTFPR)

Evandro de Melo Catelão, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professor Dr. do Departamento de Estudos de Linguagens na linha de pesquisa Multiletramentos, discurso e processos de produção de sentidos.

Downloads

Publicado

2021-12-03

Como Citar

Sanzovo, C. C., & Catelão, E. de M. (2021). Os quadrinhos “Que gente má!” sob o enfoque da sequencialidade narrativa: Uma proposta de análise. Revista X, 16(6), 1767–1791. https://doi.org/10.5380/rvx.v16i6.81996

Edição

Seção

Artigos para número atemático