Espanhol como língua estrangeira em tempos de pandemia: Atividades síncronas que apenas o ensino remoto proporciona

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v16i4.81454

Palavras-chave:

Ensino Remoto, Ensino de Espanhol, Atividades Síncronas.

Resumo

Em 2020, a pandemia do Covid-19 atingiu todo o planeta e modificou completamente as formas de interação social. Diversos setores foram comprometidos, assim como a Educação, e todos precisaram se adaptar. Portanto, no momento atual, a reinvenção e a (re)aprendizagem são essenciais para que se possa construir novas alternativas de ensino, e no FIVU-UFPR (Formação em Idiomas para a Vida Universitária — Universidade Federal do Paraná) não foi diferente. Pensando nisso, o projeto abriu espaço para estudantes do curso de Letras da UFPR desenvolverem seus estágios obrigatórios com a criação de um curso montado integralmente no formato online para estudantes da pós-graduação em Educação. Porém, pensando em tornar as aulas mais atrativas e dinâmicas, metodologias, atividades e interações tiveram que ser adaptadas. Sendo assim, além do aprimoramento como professores, através desse estágio obrigatório, houve a oportunidade de aprender mais sobre a área tecnológica. Por integrarmos a equipe de professores em formação nesse projeto, apresentamos, neste artigo, alguns exemplos de atividades que foram pensadas para essa nova modalidade de ensino e que tiveram um resultado positivo no processo de ensino/aprendizagem.

Biografia do Autor

Tuanny Eugenio, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná.

Aluna do último semestre do curso de Letras - Português e Espanhol da UFPR.

Fernanda Rocha Pizza, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná.

Aluna do último semestre do curso de Letras - Português e Espanhol da UFPR e bacharel em Artes CÊnicas pela PUC-PR.

Downloads

Publicado

2021-07-26

Como Citar

Eugenio, T., & Pizza, F. R. (2021). Espanhol como língua estrangeira em tempos de pandemia: Atividades síncronas que apenas o ensino remoto proporciona. Revista X, 16(4), 1079–1100. https://doi.org/10.5380/rvx.v16i4.81454