Medianeras a Brasileña: Como construir e trabalhar relações interpessoais em cursos online de espanhol?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v16i4.81402

Palavras-chave:

Ensino Remoto, Relações Interpessoais, Afetividade.

Resumo

Em “Medianeras: Buenos Aires na Era do Amor Virtual” (2011), o diretor Gustavo Taretto discute como a tecnologia e a internet afetam as relações interpessoais, podendo tanto nos aproximar quanto nos afastar. Embora o filme seja antigo, o contexto social de um mundo em quarentena, em que meramente sair de casa é pouco recomendado, torna seus questionamentos mais válidos do que nunca. Assim, não surpreende que a virtualização das relações sociais afete enormemente o ato de educar, levando aqueles não familiarizados com o ensino remoto a desbravarem esse território até então desconhecido e discuti-lo mais amplamente dentro da comunidade acadêmica. Por isso, nosso objetivo é apresentar como professores em formação, estagiários do projeto Formação de Idiomas para a Vida Universitária (FIVU), responsáveis por elaborar e ministrar as aulas de um curso de Espanhol realizado entre junho e julho de 2020 através da plataforma Microsoft Teams, buscamos contornar os desafios comunicativos provenientes do distanciamento espacial entre alunos e professores através da afetividade, do trabalho colaborativo e do debate e diálogo constantes. Através de discussão baseada em nossas interações durante as aulas e em conversas com alunos por meio do WhatsApp, mostraremos como as estratégias adotadas influenciaram positivamente na experiência final.

Biografia do Autor

Priscila Rabanea, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná

Aluna do último semestre do curso de Letras-Português/Espanhol da UFPR e graduada em Engenharia Química pela mesma instituição

Milena dos Santos Arruda, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná

Aluna do último semestre do curso de licenciatura em Letras Português e Espanhol da UFPR

Fernanda Silva Veloso, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná

Fernanda Silva Veloso, Professora Doutora no Departamento de Teoria e Prática de Ensino da Universidade Federal do Paraná. Atua nos
cursos de Licenciatura em Letras na área de Metodologia e Prática de Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas Neolatinas.

Downloads

Publicado

2021-07-26

Como Citar

Rabanea, P., Arruda, M. dos S., & Veloso, F. S. (2021). Medianeras a Brasileña: Como construir e trabalhar relações interpessoais em cursos online de espanhol?. Revista X, 16(4), 1101–1119. https://doi.org/10.5380/rvx.v16i4.81402