Curso de francês do projeto formação em línguas para fins acadêmicos: Considerações sobre os materiais didáticos e suas contribuições metodológicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v16i4.81384

Palavras-chave:

Materiais Didáticos, Metodologia, Ensino de Línguas, Francês.

Resumo

Neste estudo, analisamos materiais didáticos elaborados pelos professores em formação do Curso de Francês, ofertado durante o ano letivo de 2012, pelo projeto de extensão Formação em Línguas para Fins Acadêmicos (IFA), da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A partir da análise qualitativa, interpretativa e documental dos programas de formação, dos materiais didáticos e de textos diretivos complementares, retomamos aspectos da estrutura das Unidades Temáticas e da exploração pedagógica dos textos autênticos. Ainda, apresentamos as contribuições metodológicas dos materiais, sobretudo em comparação com a estrutura comum aos livros didáticos de Francês Língua Estrangeira (FLE), que seguem a abordagem comunicativa. A discussão está fundamentada nos conceitos de enunciado e de gêneros discursivos da teoria bakhtiniana de linguagem (BAKHTIN, 1992, 1998; VOLÓCHINOV, 2017) e em conceitos da Didática de Ensino de Línguas (PUREN, 1988; CUQ; GRUCA, 2005; TILIO, 2013; ROJO, 2013). Formalizar um estudo a partir desse recorte promove um diálogo com outras investigações da área e contribui para a estruturação de cursos que busquem se inspirar nesta proposta ou que já se assemelhem a ela, seja na UFPR ou em outras instituições de ensino superior.

Biografia do Autor

Teurra Fernandes Vailatti, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná

Doutoranda em Estudos Linguísticos no Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná (PPGL/UFPR) e no Laboratoire de Linguistique et Didactique des Langues Étrangères et Maternelles da Université Grenoble Alpes (UGA). Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFPR. Licenciada em Letras Francês/ Português pela mesma universidade. Atuou como professora de Francês Língua Estrangeira (FLE) no Centro de Línguas e Interculturalidade da Universidade Federal do Paraná (CELIN/UFPR) e na Aliança Francesa de Curitiba. Realiza pesquisas na área da Linguística Aplicada (ensino/ aprendizado de línguas), com particular interesse em temas relacionados às Abordagens Plurilíngues, mais especificamente a Intercompreensão. Atualmente integra o grupo de pesquisa FLORES: Intercompreensão, Didática do Plurilinguismo e Políticas de Línguas.

Downloads

Publicado

2021-07-26

Como Citar

Fernandes Vailatti, T. (2021). Curso de francês do projeto formação em línguas para fins acadêmicos: Considerações sobre os materiais didáticos e suas contribuições metodológicas. Revista X, 16(4), 1038–1061. https://doi.org/10.5380/rvx.v16i4.81384