Biography and storytelling: A identidade e a subjetividade na aula de inglês no IFA/FIVU
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v16i4.81371Palavras-chave:
Língua inglesa, Identidade, Subjetividade, Alteridade.Resumo
O objetivo deste artigo é analisar a construção da identidade e a implicação de subjetividade em duas Unidades Temáticas (UTs) criadas e aplicadas nas aulas de língua inglesa, dos níveis 2 e 4, no projeto IFA/FIVU, sobre biografias e contação de histórias. Para isso, primeiramente, apresentaremos a concepção e o percurso da criação dos dois materiais didáticos; em seguida, delimitaremos o embasamento teórico sobre subjetividade e importância da alteridade para a constituição da identidade. Por fim, analisaremos atividades das duas UTs, observando o continuum de subjetividades na sua aproximação, que auxiliou o processo de aprendizagem: os “outros famosos”, quando aparecem textos sobre vidas de celebridades dentro do material; os “outros desconhecidos”, a partir da biografia e das narrativas de participantes da página Humans of New York, e, finalmente, os “outros dos outros”, ou seja, o “eu”, pela construção autobiográfica dos próprios alunos na língua inglesa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.