Desenvolvimento de processos psíquicos superiores na aprendizagem de língua inglesa: Análise de produções escritas de estudantes do programa Paraná Fala Inglês da UNESPAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v16i3.79430

Palavras-chave:

Aprendizagem e desenvolvimento, Língua Inglesa, Paraná Fala inglês

Resumo

Nesta pesquisa, investigamos o processo de aprendizagem escrita em Língua Inglesa referente à potencialidade de desenvolvilmento dos processos psíquicos superiores (PSS) a partir de de produções textuais de participantes do programa Paraná Fala Inglês da UNESPAR. Em outras palavras, refletimos acerca da formação linguístico-discursiva em uma política de capacitação linguística voltada para a internacionalização. O processo teórico-metodológico tomou por base o Interacionismo Sociodiscursivo para as questões relacionadas à análise linguístico-discursiva (BRONCKART, 2007; MACHADO; BRONCKART, 2009; BRONCKART, 2008; CRISTOVÃO, 2008), bem como a Psicologia Histórico-cultural, cuja linha subsidiou a discussão e análise acerca dos potenciais de desenvolvimento dos PPS (VIGOTSKI, 2009; MARTINS, 2013; SILVA, 2015). Os resultados da investigação indicam: a) identificação de possibilidades de aprendizagem da escrita em língua inglesa contemplados no planejamento curricular; b) melhoras gradativas na organização pedagógica do planejamento; c) oportunidade de letramento digital aos estudantes; d) levantamento dos Focos de Atenção que estão voltados para a produção escrita em uma sequência argumentativa e temática viagens; e) identificação de potenciais de desenvolvimento dos PPS nas produções textuais de forma articulada entre si; e f) expansão da capacidade da argumentatividade e exposição de posicionamento articulado com potencial desenvolvimento da abstração e generalização de conceitos articulados, sobretudo a atenção.

Biografia do Autor

Alisson Davis de Souza e Silva, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus de Campo Mourão

Professor em formação. Graduando em Letras Português e Inglês (2015-atual). Bolsista Graduando no Programa Paraná Fala Idiomas (2017-2019) e do Programa de Iniciação Científica - PIC (2017-atual). Membro titular do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE (2017-2020). Participa do Grupo de pesquisa Linguagem, Desenvolvimento, Educação e suas Relações - LIDERE/CNPq, do Grupo de pesquisa e estudo em Psicologia Histórico-Cultural e do Grupo de estudos em em América Latina. Foi representante discente no Centro de Educação em Direitos Humanos na Unespar (2016-2018) e bolsista do PIBID no Subprojeto de Língua Inglesa (2016-2017), todos no Campus de Campo Mourão da Universidade Estadual do Paraná - Unespar. Atua como professor de inglês No CEBRAC Campo Mourão (2018-atual). Atua como revisor/preparador/editor textual. Luta por uma educação pública e de qualidade.

Alessandra Augusta Pereira da Silva, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus de Campo Mourão

Possui graduação em Letras pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (1998). Especialização em Secretariado Bilingüe e Ensino de Língua Inglesa (2001|), é mestre em Letras - Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Paraná (2008) e doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2015). Foi bolsista do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior pela CAPES e é professora , lotada no departamento de Letras na Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão, bem como atua no ensino de língua inglesa e na orientação de estágio no referido curso. Foi coordenadora do Núcleo de Pesquisa Multidisciplinar da Universidade Estadual do Paraná, campus de Campo Mourão e a primeira pós gratuita do curso de Letras: Estudos da Linguagem. Tem experiência na área de Letras, com ênfase no ensino de língua inglesa e literaturas de língua inglesa e, no Ensino Fundamental, como professora da disciplina de língua inglesa. Atualmente é membro ds grupos de pesquisa Educação e Linguagem, coordenado pela professora doutora Vera Lúcia Lopes Cristovão e do grupo Linguagem, Desenvolvimento e suas Relacões, coordenado pela professora doutora Maria Izabel Rodrigues Tognato, atuando nas linhas de pesquisa trabalho e formação docente, ensino e aprendizagem de línguas estrangerias.

Downloads

Publicado

2021-06-14

Como Citar

de Souza e Silva, A. D., & Silva, A. A. P. da. (2021). Desenvolvimento de processos psíquicos superiores na aprendizagem de língua inglesa: Análise de produções escritas de estudantes do programa Paraná Fala Inglês da UNESPAR. Revista X, 16(3), 822–846. https://doi.org/10.5380/rvx.v16i3.79430

Edição

Seção

Artigos para número atemático