Considerações acerca das rodas de leitura usadas como atividades de ensino

Autores

  • Diogo Fernando dos Santos Universidade de Taubaté

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v16i3.79361

Palavras-chave:

Ensino Fundamental I, Roda de leitura, Formação de leitores.

Resumo

Este artigo é parte de uma dissertação de mestrado que discutiu as rodas de leitura realizadas com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I de uma escola pública do interior paulista. O objetivo é discutir contribuições sobre momentos literários organizados pelo professor nas aulas. O trabalho baseou-se nas contribuições de Solé (1998), Lerner (2002) e Vigotsky (2009, 2010a, 2010b, 2014). O corpus apresenta abordagem qualitativa com recortes de protocolos de sala de aula. Os resultados mostraram que as reações dos alunos motivaram aprofundar as leituras com o intuito de que pudessem se manifestar, evidenciando opiniões e entendimento sobre o lido. 

 

Biografia do Autor

Diogo Fernando dos Santos, Universidade de Taubaté

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté. Especialista em Gramática e Uso pela mesma instituição de Ensino. Especialista em Alfabetização pelo Instituto Superior de Ensino Vera Cruz. Graduado em Pedagogia e Letras.

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Publicado

2021-06-14

Como Citar

Santos, D. F. dos. (2021). Considerações acerca das rodas de leitura usadas como atividades de ensino. Revista X, 16(3), 847–860. https://doi.org/10.5380/rvx.v16i3.79361

Edição

Seção

Artigos para número atemático