Open Journal Systems

Considerações acerca das rodas de leitura usadas como atividades de ensino

Diogo Fernando dos Santos

Resumo


Este artigo é parte de uma dissertação de mestrado que discutiu as rodas de leitura realizadas com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I de uma escola pública do interior paulista. O objetivo é discutir contribuições sobre momentos literários organizados pelo professor nas aulas. O trabalho baseou-se nas contribuições de Solé (1998), Lerner (2002) e Vigotsky (2009, 2010a, 2010b, 2014). O corpus apresenta abordagem qualitativa com recortes de protocolos de sala de aula. Os resultados mostraram que as reações dos alunos motivaram aprofundar as leituras com o intuito de que pudessem se manifestar, evidenciando opiniões e entendimento sobre o lido. 

 


Palavras-chave


Ensino Fundamental I; Roda de leitura; Formação de leitores.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rvx.v16i3.79361