Estado do conhecimento sobre formação de professores de inglês para crianças: O que revelam os estudos publicados nos últimos dez anos?
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v16i3.79311Palavras-chave:
Formação de professores, Inglês para crianças, Estado do conhecimentoResumo
O objetivo deste artigo é discutir os dados de um estado do conhecimento acerca da formação de professores de língua inglesa para crianças (LIC). O estudo foi desenvolvido por meio da consulta ao tema em 66 revistas brasileiras on-line, no estrato A do Qualis Periódicos (2013-2016), no período de 2010 a 2020. Foram encontrados apenas três estudos, cujos focos envolvem formação inicial, formação continuada e formação crítica de professores de LIC. As autoras desses trabalhos enfatizam a necessidade de formação específica nos cursos de Letras e também salientam a importância da formação continuada, que é compreendida como integrante do processo de desenvolvimento profissional e privilegia momentos de reflexão e partilha de experiência. As pesquisadoras defendem, ainda, a formação crítica e reflexiva dos docentes, para que possam fazer escolhas conscientes para os contextos nos quais atuam. Considerando que as discussões apresentadas nesses trabalhos publicados há dez anos são ainda atuais, ressaltamos a urgência de regulamentação da oferta do ensino de línguas estrangeiras na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental e a relevância de estudos na área de formação de professores de LIC, a fim de contribuir com a formação crítica e planejada desses profissionais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.

