Estado do conhecimento sobre formação de professores de inglês para crianças: O que revelam os estudos publicados nos últimos dez anos?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v16i3.79311

Palavras-chave:

Formação de professores, Inglês para crianças, Estado do conhecimento

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir os dados de um estado do conhecimento acerca da formação de professores de língua inglesa para crianças (LIC). O estudo foi desenvolvido por meio da consulta ao tema em 66 revistas brasileiras on-line, no estrato A do Qualis Periódicos (2013-2016), no período de 2010 a 2020. Foram encontrados apenas três estudos, cujos focos envolvem formação inicial, formação continuada e formação crítica de professores de LIC. As autoras desses trabalhos enfatizam a necessidade de formação específica nos cursos de Letras e também salientam a importância da formação continuada, que é compreendida como integrante do processo de desenvolvimento profissional e privilegia momentos de reflexão e partilha de experiência. As pesquisadoras defendem, ainda, a formação crítica e reflexiva dos docentes, para que possam fazer escolhas conscientes para os contextos nos quais atuam. Considerando que as discussões apresentadas nesses trabalhos publicados há dez anos são ainda atuais, ressaltamos a urgência de regulamentação da oferta do ensino de línguas estrangeiras na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental e a relevância de estudos na área de formação de professores de LIC, a fim de contribuir com a formação crítica e planejada desses profissionais. 

Biografia do Autor

Ana Paula Lima, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP

Licenciada em Letras com habilitação Português/Inglês (2008) e em Pedagogia (2014), pela Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2011). Doutora em Educação na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita FIlho" - Rio Claro/SP. Atualmente, trabalha como professora de Língua Inglesa do Ensino Fundamental II no Colégio Johann Gauss (São Paulo/SP).

Cláudia Jotto Kawachi-Furlan, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Professora no Departamento de Línguas e Letras e no Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). 

Downloads

Publicado

2021-06-14

Como Citar

Lima, A. P., & Jotto Kawachi-Furlan, C. (2021). Estado do conhecimento sobre formação de professores de inglês para crianças: O que revelam os estudos publicados nos últimos dez anos?. Revista X, 16(3), 643–663. https://doi.org/10.5380/rvx.v16i3.79311

Edição

Seção

Artigos para número atemático