Representações, abordagem intercultural e pedagogia translíngue no Ensino Fundamental I

Laura Janaina Dias Amato

Resumo


O presente trabalho, fruto de um projeto de extensão, busca explorar a função das representações imagéticas no ensino com a língua adicional, a partir de uma perspectiva intercultural, com base em uma pedagogia translíngue. Neste sentido, apresentaremos a comunidade a qual o projeto foi submetido, assim como a metodologia de aplicação da ação, que, através de imagens associou objeto, língua materna e língua adicional. Contando com uma abordagem intercultural (GUILHERME; DIETZ, 2014) e apoiado em práticas translíngues (YIP; GARCÍA, 2018), pretendemos discutir como as representações multimodais auxiliam na sensibilização linguística e intercultural, aproximando sujeito e língua, através de expressões outras, apoiadas ou não pela mediação escrita.

Palavras-chave


Pedagogia Translíngue; Ensino Fundamental I; Interculturalidade

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rvx.v16i2.77292



ISSN: 1980-0614
Creative Commons License
 
O conteúdo dessa Revista está publicado sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International License