O RITUAL COPIAR/COLAR NA ESCOLA: UMA ANÁLISE QUALI-QUANTITATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v15i7.74837

Palavras-chave:

Ensino da Escrita, Discurso Relatado, Ritual Copiar/Colar.

Resumo

Este artigo apresenta um levantamento feito em sala de aula para se verificar as características dos modos de escrita de alunos ao final do ensino fundamental. O objetivo é descrever e analisar os recursos linguístico-discursivos utilizados pelos alunos a partir de uma proposta de produção textual aplicada em sala de aula, sobretudo, no que se refere ao emprego das formas de remissão do discurso outro. Questionamos as maneiras pelas quais os alunos mobilizam as formas sintáticas do discurso relatado ao escrever textos. Para estudarmos esses recursos linguísticos, tomamos como aporte teórico o conceito de heterogeneidade enunciativa postulado por Authier-Revuz (1990; 2004) e os estudos de Maingueneau (2001)sobre discurso.Analisamos os dados qualitativo e quantitativamente, com foco na interpretação do que essas informações demonstram sobre os desafios de se ensinar a escrita na escola. Os dados indicam tendenciosamente que o ritual copiar/colar parece fazer parte do cotidiano das salas de aula, o que se coloca como um desafio no ensino e na aprendizagem da escrita.

Biografia do Autor

Geová Bezerra Guimarães, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM/CTB)

Licenciado em Letras (2009) pela Universidade Potiguar (UnP). Especialista em Linguística e Ensino de Língua Portuguesa (2012), Mestre em Letras (2016) e Doutoramento em Estudos da Linguagem (PPgEL) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente, pesquisa os efeitos de sentido(s) materializados em textos escritos na educação básica. Analista de Discurso em formação. Integrante do Grupo de Pesquisa Estudos do Texto e do Discurso (GETED/UFRN). Membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Ciências do Ambiente (GIPECAM/IFAM/CTB). Professor EBTT de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira no IFAM, campus Tabatinga.

Sulemi Fabiano Campos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1997) Campus de Alto Araguaia, Especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Rondônia (1999), Campus de Ji-Paraná, Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). É professora Associada I do Departamento de Letras, do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem e do Mestrado Profissional - PROFLETRAS da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atua na graduação na área de Leitura e Produção de Textos e na Pós-Graduação na área de leitura, escrita acadêmica e apropriações de conceitos teóricos. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino da leitura e da produção escrita, formação de professores. É líder do Grupo de Pesquisa em Estudos do Texto e do Discurso - GETED. Vice-Coordenadora do Curso de Letras a distância - EAD /UFRN, Editora Chefe da Revista Gelne e Coordenadora do Curso de Especialização em Fundamentos Linguísticos para o ensino da leitura e da escrita - CEFLE. Autora do livro Pesquisa na Graduação: a produção do gênero acadêmico, organizadora do livro Ensino da Leitura e da Escrita e já publicou vários artigos científicos sobre a temática da escrita no ensino superior.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Guimarães, G. B., & Campos, S. F. (2020). O RITUAL COPIAR/COLAR NA ESCOLA: UMA ANÁLISE QUALI-QUANTITATIVA. Revista X, 15(7), 351–376. https://doi.org/10.5380/rvx.v15i7.74837

Edição

Seção

Artigos para número atemático