O RITUAL COPIAR/COLAR NA ESCOLA: UMA ANÁLISE QUALI-QUANTITATIVA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v15i7.74837Palavras-chave:
Ensino da Escrita, Discurso Relatado, Ritual Copiar/Colar.Resumo
Este artigo apresenta um levantamento feito em sala de aula para se verificar as características dos modos de escrita de alunos ao final do ensino fundamental. O objetivo é descrever e analisar os recursos linguístico-discursivos utilizados pelos alunos a partir de uma proposta de produção textual aplicada em sala de aula, sobretudo, no que se refere ao emprego das formas de remissão do discurso outro. Questionamos as maneiras pelas quais os alunos mobilizam as formas sintáticas do discurso relatado ao escrever textos. Para estudarmos esses recursos linguísticos, tomamos como aporte teórico o conceito de heterogeneidade enunciativa postulado por Authier-Revuz (1990; 2004) e os estudos de Maingueneau (2001)sobre discurso.Analisamos os dados qualitativo e quantitativamente, com foco na interpretação do que essas informações demonstram sobre os desafios de se ensinar a escrita na escola. Os dados indicam tendenciosamente que o ritual copiar/colar parece fazer parte do cotidiano das salas de aula, o que se coloca como um desafio no ensino e na aprendizagem da escrita.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.