DISCURSO E MEMÓRIA DA(S) IDENTIDADE(S) EM CRISE: EFEITOS IDENTITÁRIOS EM CHARGES ONLINE SOBRE SUJEITOS PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v15i7.74267Palabras clave:
Discurso, Sujeito, Memória Discursiva, Identidade.Resumen
No presente texto, a partir de um gesto de leitura e de interpretação, objetivamos analisar três charges que apresentam um discurso acerca da identidade do professor, que tem circulado na atualidade através de uma relação constitutiva, na historicidade, cujo acionamento se dá por meio da memória discursiva. Diante disso, buscamos apresentar uma visão teórica e analítica sobre esta circulação, baseados na Análise de Discurso de linha francesa, fundamentada nos estudos de Pêcheux (1969) e Orlandi (2001) no Brasil, numa interface com os Estudos Culturais, respaldados em Bauman (2005), Hall (2001) e Silva (2003).
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.

