DISCURSO E MEMÓRIA DA(S) IDENTIDADE(S) EM CRISE: EFEITOS IDENTITÁRIOS EM CHARGES ONLINE SOBRE SUJEITOS PROFESSORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v15i7.74267

Palavras-chave:

Discurso, Sujeito, Memória Discursiva, Identidade.

Resumo

No presente texto, a partir de um gesto de leitura e de interpretação, objetivamos analisar três charges que apresentam um discurso acerca da identidade do professor, que tem circulado na atualidade através de uma relação constitutiva, na historicidade, cujo acionamento se dá por meio da memória discursiva. Diante disso, buscamos apresentar uma visão teórica e analítica sobre esta circulação, baseados na Análise de Discurso de linha francesa, fundamentada nos estudos de Pêcheux (1969) e Orlandi (2001) no Brasil, numa interface com os Estudos Culturais, respaldados em Bauman (2005), Hall (2001) e Silva (2003).

Biografia do Autor

Dalexon Sérgio da Silva, Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP

Pós-doutorando e Doutor em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), em programa de Doutorado-sanduíche na Universidade de Lisboa/Universidade Aberta de Lisboa – Portugal.

Éderson Luís Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutor e Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC; Membro e pesquisador do Grupo Formação de Professores de Línguas e Literatura (FORPROLL/CNPq) e do  Grupo Michel Foucault e os Estudos Discursivos (UFAM/ CNPq).

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Silva, D. S. da, & Silveira, Éderson L. (2020). DISCURSO E MEMÓRIA DA(S) IDENTIDADE(S) EM CRISE: EFEITOS IDENTITÁRIOS EM CHARGES ONLINE SOBRE SUJEITOS PROFESSORES. Revista X, 15(7), 402–427. https://doi.org/10.5380/rvx.v15i7.74267

Edição

Seção

Artigos para número atemático