A APLICAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE COMPREENSÃO DA LEITURA EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS MOÇAMBICANOS FUTUROS PROFESSORES DE PORTUGUÊS
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v15i7.73802Palavras-chave:
Leitura, Compreensão da Leitura, Estratégias de Compreensão da Leitura, Modelos de Ensino de Estratégias da Leitura.Resumo
A metacognição, o pensar sobre o próprio pensar, consiste em monitorar, auxiliar e avaliar o sucesso do processo de aprendizagem do aluno (FLAVELL, 1979) e, para o efeito, socorre-se das estratégias de aprendizagem que podem ser cognitivas e metacognitivas (OXFORD, 1990). Quando as estratégias de aprendizagem são usadas no auxílio da compreensão do texto, denominam-se estratégias de compreensão da leitura, dado o efeito que têm de ajudar o aluno na compreensão do artefato escrito. A presente pesquisa tem por objetivo avaliar o desempenho de estudantes universitários moçambicanos do curso de Licenciatura em Ensino de Português na Universidade Eduardo Mondlane, na resolução de exercícios sobre a aplicação de estratégias de compreensão textual, após ter havido o treino dessas estratégias mediante o modelo de Brandão e Rosa (2010). Este estudo apoia-se num conjunto de 20 perguntas produzidas por estes estudantes e recolhidas no 2º semestre do ano acadêmico de 2019,a partir das categorias propostas por Brandão e Rosa (2010). Uma breve apreciação aos resultados da avaliação feita aos estudantes deste estudo mostra que, na generalidade, estes têm a consciência da necessidade de aplicação das estratégias de compreensão da leitura quando se envolvem no processo de descodificação textual.
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