A APLICAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE COMPREENSÃO DA LEITURA EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS MOÇAMBICANOS FUTUROS PROFESSORES DE PORTUGUÊS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v15i7.73802

Palavras-chave:

Leitura, Compreensão da Leitura, Estratégias de Compreensão da Leitura, Modelos de Ensino de Estratégias da Leitura.

Resumo

A metacognição, o pensar sobre o próprio pensar, consiste em monitorar, auxiliar e avaliar o sucesso do processo de aprendizagem do aluno (FLAVELL, 1979) e, para o efeito, socorre-se das estratégias de aprendizagem que podem ser cognitivas e metacognitivas (OXFORD, 1990). Quando as estratégias de aprendizagem são usadas no auxílio da compreensão do texto, denominam-se estratégias de compreensão da leitura, dado o efeito que têm de ajudar o aluno na compreensão do artefato escrito. A presente pesquisa tem por objetivo avaliar o desempenho de estudantes universitários moçambicanos do curso de Licenciatura em Ensino de Português na Universidade Eduardo Mondlane, na resolução de exercícios sobre a aplicação de estratégias de compreensão textual, após ter havido o treino dessas estratégias mediante o modelo de Brandão e Rosa (2010). Este estudo apoia-se num conjunto de 20 perguntas produzidas por estes estudantes e recolhidas no 2º semestre do ano acadêmico de 2019,a partir das categorias propostas por Brandão e Rosa (2010). Uma breve apreciação aos resultados da avaliação feita aos estudantes deste estudo mostra que, na generalidade, estes têm a consciência da necessidade de aplicação das estratégias de compreensão da leitura quando se envolvem no processo de descodificação textual.

Biografia do Autor

Nelson Maurício Ernesto, Universidade Eduardo Mondlane

Docente efectivo na Universidade Eduardo Mondlane desde 2001. Mestrado em Ensino do Português Língua Segunda/Estrangeira pela Universidade Nova de Lisboa (2006). Doutorado em Ensino de Português pela Universidade Nova de Lisboa (2015). Leitor de Português na Universidade do Zimbabué (2007-2014); Leitor de Português na Universidade de Cape Town (2015-16). Actualmente lecciono as cadeiras de Didáctica Iⅈ Estágio Pedagógico I&II.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Ernesto, N. M. (2020). A APLICAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE COMPREENSÃO DA LEITURA EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS MOÇAMBICANOS FUTUROS PROFESSORES DE PORTUGUÊS. Revista X, 15(7), 272–289. https://doi.org/10.5380/rvx.v15i7.73802

Edição

Seção

Artigos para número atemático