SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GÊNEROS DOS QUADRINHOS PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA – POSSIBILIDADES E DESAFIOS

Autores

  • Claudia Lopes Pontara UEL
  • Vera Lúcia Lopes Cristovão UEL

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v15i2.71595

Palavras-chave:

Gêneros Dos Quadrinhos, Elementos Ensináveis, Sequência Didática, Língua Inglesa.

Resumo

Este artigo, parte de uma pesquisa de mestrado, visa a descrever e analisar a organização de uma SD com base nos elementos ensináveis de três gêneros dos quadrinhos que embasaram sua elaboração - comics, comic strips, political cartoon, com foco nas possibilidades e desafios que permeiam esse processo. O arcabouço teórico-metodológico norteador deste estudo fundamenta-se no Interacionismo Sociodiscursivo, Sequência Didática e Capacidades de Linguagem, Transposição Didática, bem como nos estudos voltados aos gêneros dos quadrinhos. Os resultados demonstram que, um material organizado a partir das concepções teóricas adotadas, pode vir a promover um ensino mais significativo e sólido, tendo em vista a possibilidade de envolver toda a complexidade que constitui tais gêneros. Por outro lado, os desafios se apresentam quando se leva em consideração as condições objetivas e subjetivas de trabalho do professor que almeja uma transformação em sua prática em sala de aula.

Biografia do Autor

Claudia Lopes Pontara, UEL

 Doutoranda do Programa em Estudos da Linguagem pela UEL – Universidade Estadual de Londrina.

Vera Lúcia Lopes Cristovão, UEL

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da UEL – Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2020-06-25

Como Citar

Pontara, C. L., & Cristovão, V. L. L. (2020). SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GÊNEROS DOS QUADRINHOS PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA – POSSIBILIDADES E DESAFIOS. Revista X, 15(2), 153–184. https://doi.org/10.5380/rvx.v15i2.71595