INFLUENCIANDO LEITORES, CONTRA TERRA PLANA: O ETHOS NA REVISTA SUPERINTERESSANTE ONLINE
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v15i3.71474Palavras-chave:
Divulgação Científica Midiática, Ethos, Revista Superinteressante, Semiolinguística.Resumo
Este artigo toma como objetivo principal investigar como se manifesta o ethos da instância de produção da informação em um artigo de opinião no escopo da divulgação científica midiática. Buscou-se, mais especificamente, verificar as estratégias que permitem ao locutor identificar-se com um ethos atrativo de ciência e favorável à sua racionalidade, segundo o contrato de comunicação de midiatização da ciência (CHARAUDEAU, 2016). Para acesso ao status do locutor, valemo-nos dos Modos de Organização Enunciativo e Argumentativo e do pathos (CHARAUDEAU, 2009b; 2010), nas formas textuais que elas assumem para corresponder ao gênero. Em uma abordagem qualitativa, os resultados mostram, por exemplo, duas tópicas globais no plano de texto, a da Repulsa e a da Antipatia, que, combinadas a outros recursos de captação, constroem um ethos de Identificação. O outro ethos identificado é o de Credibilidade. Juntos, os dois instrumentalizam a posição de aliança com o público identificado da revista e de oposição ao antifiador.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.

