INFLUENCIANDO LEITORES, CONTRA TERRA PLANA: O ETHOS NA REVISTA SUPERINTERESSANTE ONLINE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v15i3.71474

Palavras-chave:

Divulgação Científica Midiática, Ethos, Revista Superinteressante, Semiolinguística.

Resumo

Este artigo toma como objetivo principal investigar como se manifesta o ethos da instância de produção da informação em um artigo de opinião no escopo da divulgação científica midiática. Buscou-se, mais especificamente, verificar as estratégias que permitem ao locutor identificar-se com um ethos atrativo de ciência e favorável à sua racionalidade, segundo o contrato de comunicação de midiatização da ciência (CHARAUDEAU, 2016). Para acesso ao status do locutor, valemo-nos dos Modos de Organização Enunciativo e Argumentativo e do pathos (CHARAUDEAU, 2009b; 2010), nas formas textuais que elas assumem para corresponder ao gênero. Em uma abordagem qualitativa, os resultados mostram, por exemplo, duas tópicas globais no plano de texto, a da Repulsa e a da Antipatia, que, combinadas a outros recursos de captação, constroem um ethos de Identificação. O outro ethos identificado é o de Credibilidade. Juntos, os dois instrumentalizam a posição de aliança com o público identificado da revista e de oposição ao antifiador.

Biografia do Autor

Eduardo Paré Glück, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Linguística

Marcos Filipe Zandonai, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Linguística

Downloads

Publicado

2020-07-23

Como Citar

Paré Glück, E., & Zandonai, M. F. (2020). INFLUENCIANDO LEITORES, CONTRA TERRA PLANA: O ETHOS NA REVISTA SUPERINTERESSANTE ONLINE. Revista X, 15(3), 48–71. https://doi.org/10.5380/rvx.v15i3.71474

Edição

Seção

Artigos para número atemático