COMPETÊNCIA SIMBÓLICA E POESIA AFRO-ALEMÃ: REFLEXÕES PARA UMA PERSPECTIVA TRANSLÍNGUE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ALEMÃO

Autores

  • Alessandra de Freitas Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v15i1.70772

Palavras-chave:

Alemão como Língua Estrangeira, Competência Simbólica, Translinguagem, Poesia Afro-Alemã.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo articular a noção de competência simbólica como uma possibilidade de prática translíngue nos cursos de graduação de Letras-Alemão com base na utilização de poemas afro-alemães. Para tanto, o conceito de Translinguagem (GARCÍA; WEI, 2014; WEI, 2017) é apresentado, os principais aspectos da noção de competência simbólica (KRAMSCH, 2006; 2009a; 2011a; 2011b; KRAMSCH; WHITESIDE, 2008) são abordados e é oferecido um breve panorama do surgimento da literatura afro-alemã. A partir disso, o poema “die zeitdanach” (o tempo por vir) da pedagoga, ativista e poeta afro-alemã May Ayim é analisado como exemplo e então sua utilização para o contexto de formação de professores é discutida. A partir da análise busca-se demonstrar como poema oferece subsídios para se trabalhar a competência simbólica e pode servir como ponto de partida para sensibilizar os estudantes para o desenvolvimento de uma consciência linguística, histórica, social e política.

Biografia do Autor

Alessandra de Freitas, Universidade Federal do Paraná

Mestranda em Estudos Linguísticos e licenciada em Letras-Português e Alemão pela Universidade Federal do Paraná.

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Publicado

2020-05-09

Como Citar

de Freitas, A. (2020). COMPETÊNCIA SIMBÓLICA E POESIA AFRO-ALEMÃ: REFLEXÕES PARA UMA PERSPECTIVA TRANSLÍNGUE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ALEMÃO. Revista X, 15(1), 181–201. https://doi.org/10.5380/rvx.v15i1.70772