ENSINO DE FIGURAS DE LINGUAGEM À LUZ DOS ESTUDOS DO LETRAMENTO E DAS ORIENTAÇÕES DA BNCC
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v15i3.69443Palavras-chave:
Análise linguística/semiótica, Base Nacional Comum Curricular, Figuras de Linguagem, Letramentos.Resumo
O presente relato compartilha a experiência de ensino de figuras de linguagem à luz dos Estudos do Letramento e das orientações da Base Nacional Comum Curricular - BNCC, realizada em turmas de oitavo ano dos anos finais do Ensino Fundamental de duas escolas públicas municipais de Fortaleza. Como aporte teórico, utilizamos os Estudos do Letramento (STREET, 2014; KLEIMAN, 1995; 1997; 2010; 2012; SOARES, 1998; 2004; 2008), que entendem que a escrita é uma prática social que se realiza a partir das pluralidades culturais de cada esfera de discurso. Partimos, ainda, das reflexões empreendidas por Antunes (2003) e Travaglia (2003), bem como dos norteamentos da BNCC (2018) acerca de um ensino de análise linguística/semiótica que se engendra a partir de uma concepção sociointeracionista da língua. Embasados nessa conjuntura teórica, pudemos perceber que a análise das figuras de linguagem em textos musicais possibilita a construção de criticidade leitora nos estudantes, de modo que estes, para além de identificar essas construções, também foram capazes de perceber os diferentes valores, discursos e ideologias que perpassam os textos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.