ENSINO DE FIGURAS DE LINGUAGEM À LUZ DOS ESTUDOS DO LETRAMENTO E DAS ORIENTAÇÕES DA BNCC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v15i3.69443

Palavras-chave:

Análise linguística/semiótica, Base Nacional Comum Curricular, Figuras de Linguagem, Letramentos.

Resumo

O presente relato compartilha a experiência de ensino de figuras de linguagem à luz dos Estudos do Letramento e das orientações da Base Nacional Comum Curricular - BNCC, realizada em turmas de oitavo ano dos anos finais do Ensino Fundamental de duas escolas públicas municipais de Fortaleza. Como aporte teórico, utilizamos os Estudos do Letramento (STREET, 2014; KLEIMAN, 1995; 1997; 2010; 2012; SOARES, 1998; 2004; 2008), que entendem que a escrita é uma prática social que se realiza a partir das pluralidades culturais de cada esfera de discurso. Partimos, ainda, das reflexões empreendidas por Antunes (2003) e Travaglia (2003), bem como dos norteamentos da BNCC (2018) acerca de um ensino de análise linguística/semiótica que se engendra a partir de uma concepção sociointeracionista da língua. Embasados nessa conjuntura teórica, pudemos perceber que a análise das figuras de linguagem em textos musicais possibilita a construção de criticidade leitora nos estudantes, de modo que estes, para além de identificar essas construções, também foram capazes de perceber os diferentes valores, discursos e ideologias que perpassam os textos.

Biografia do Autor

Francisco Rogiellyson da Silva Andrade, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará, graduado em Letras: Língua Portuguesa e respectivas Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Ceará e especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Universidade Cândido Mendes. Atua como professor efetivo da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza da área de Língua Portuguesa. Foi bolsista PIBIC, com vínculo CNPq, no desenvolvimento das primeira e segunda etapas do Projeto Letramentos Acadêmicos na Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase nos estudos de Linguística Aplicada ao ensino de língua materna, Leitura e Ensino de Leitura, Formação de professores de língua materna, Novos Estudos do Letramento e Narrativas Autobiográficas.

Priscila Sandra Ramos de Lima, Universidade Federal do Ceará

Mestra em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2019). Especialista em Ensino de Língua Inglesa pela Universidade Estadual do Ceará (2018). Graduada em Letras/Inglês Licenciatura pela Universidade Estadual do Ceará (2015). Professora efetiva de Língua Inglesa da Secretaria de Educação do Governo do Estado do Ceará.

Dannytza Serra Gomes, Universidade Federal do Ceará

Pós-Doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Porto. Professora do Departamenteo de Letras Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (UFC). 

Downloads

Publicado

2020-07-23

Como Citar

da Silva Andrade, F. R., Ramos de Lima, P. S., & Gomes, D. S. (2020). ENSINO DE FIGURAS DE LINGUAGEM À LUZ DOS ESTUDOS DO LETRAMENTO E DAS ORIENTAÇÕES DA BNCC. Revista X, 15(3), 201–219. https://doi.org/10.5380/rvx.v15i3.69443