PROJETO DE LETRAMENTO: APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS COM RELATOS PESSOAIS DE GUERRA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v14i5.67704Palavras-chave:
projeto de letramento, formação de professores, aprendizagem compartilhadaResumo
O presente texto traz os resultados de um projeto de letramento desenvolvido com estudantes do sétimo ano na Escola Municipal em Curitiba, 2018. O objetivo do trabalho estava em possibilitar que os estudantes interagissem com os conhecimentos sobre o tema que escolheram para as aulas de língua portuguesa e língua inglesa. A proposta do projeto foi desenvolvida dentro das atividades de um curso da extensão da Universidade Federal do Paraná em parceria com a Universidade de Otterbein, em que trabalhamos com uma professora cursista de Ohio acompanhando o planejamento e sugerindo propostas de atividades a serem desenvolvidas com os estudantes. A metodologia de trabalho utilizada para esta proposta foi a pesquisa ação, que visa compreender como a prática docente se configura e se organiza por meio de projetos de ensino e que efeitos de aprendizagem os projetos desencadeiam nos estudantes e professores. As atividades desenvolvidas durante o projeto comprovaram o envolvimento dos estudantes e o modo como os processos de letramento possam ser pensados a partir da integração de conteúdos nas aulas língua portuguesa e língua inglesa para que haja o reconhecimento, a valorização e o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita em diferentes línguas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.