PROJETO DE LETRAMENTO: APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS COM RELATOS PESSOAIS DE GUERRA

Autores

  • Itamara Peters Universidade Federal do Mato Grosso do Sul Secretaria Estadual de Educação do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v14i5.67704

Palavras-chave:

projeto de letramento, formação de professores, aprendizagem compartilhada

Resumo

O presente texto traz os resultados de um projeto de letramento desenvolvido com estudantes do sétimo ano na Escola Municipal em Curitiba, 2018. O objetivo do trabalho estava em possibilitar que os estudantes interagissem com os conhecimentos sobre o tema que escolheram para as aulas de língua portuguesa e língua inglesa. A proposta do projeto foi desenvolvida dentro das atividades de um curso da extensão da Universidade Federal do Paraná em parceria com a Universidade de Otterbein, em que trabalhamos com uma professora cursista de Ohio acompanhando o planejamento e sugerindo propostas de atividades a serem desenvolvidas com os estudantes. A metodologia de trabalho utilizada para esta proposta foi a pesquisa ação, que visa compreender como a prática docente se configura e se organiza por meio de projetos de ensino e que efeitos de aprendizagem os projetos desencadeiam nos estudantes e professores. As atividades desenvolvidas durante o projeto comprovaram o envolvimento dos estudantes e o modo como os processos de letramento possam ser pensados a partir da integração de conteúdos nas aulas língua portuguesa e língua inglesa para que haja o reconhecimento, a valorização e o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita em diferentes línguas.

Biografia do Autor

Itamara Peters, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul Secretaria Estadual de Educação do Paraná

Professora Pesquisadora do curso de Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar da UFMS. Docente de língua portuguesa no programa SAREH/SEED- Paraná no Hospital Pequeno Príncipe, Curitiba. Membro do GP DIALE (CNPq/UENP) e GP Direito à Educação (CNPq/FAE).

Downloads

Publicado

2019-11-26

Como Citar

Peters, I. (2019). PROJETO DE LETRAMENTO: APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS COM RELATOS PESSOAIS DE GUERRA. Revista X, 14(5), 291–303. https://doi.org/10.5380/rvx.v14i5.67704