O VENEZUELANO INVASOR EM BOA VISTA – RR: UMA ANÁLISE CRÍTICA DOS DISCURSOS DE ÓDIO NO FACEBOOK
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v14i6.65739Palavras-chave:
discurso de ódio, análise crítica do discurso, refugiados, redes sociaisResumo
A presente pesquisa objetiva desenvolver uma análise acerca dos discursos de ódio feitos em comentários de publicações do Facebook, buscando compreender como as construções linguísticas e ideológicas dos seus autores opera no processo de representação da identidade do imigrante venezuelano no estado de Roraima. Como aporte teórico, utiliza-se a Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2001), que examina a linguagem a partir de uma perspectiva social, considerando o discurso como parte constituída a partir da realidade e constituinte desta e responsável pela manutenção das relações assimétricas de poder estabelecidas pela linguagem. O corpus é composto por printscreens de comentários realizados entre os meses de janeiro e agosto de 2018 em postagens públicas relacionadas a notícias que envolvam a população venezuelana do Estado. Analisaram-se as construções textuais dos usuários da rede social, examinando como os contextos sócio, histórico e cultural atuam sobre a atividade de produção discursiva do falante. Como resultado, compreende-se que pelos comentários, os usuários brasileiros se enxergam como responsáveis pelo bem do país e difundem a imagem do refugiado como um invasor causador de desordem e determinado a tomar aquilo que deveria pertencer aos brasileiros.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.