EXPERIÊNCIAS SOCIOINTERACIONAIS MEDIADAS PELA TERTÚLIA LITERÁRIA DIALÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v14i3.63966Palavras-chave:
Interseccionalidade, Lugar de fala, Tertúlia Literária Dialógica.Resumo
O presente estudo de caso teve como objetivo analisar as experiências sociointeracionais mediadas pela Tertúlia Literária Dialógica (doravante TLD), a partir de uma abordagem interseccional. A TLD é uma metodologia para leitura e interpretação de textos feita de forma coletiva. Ela foi utilizada numa disciplina de Literatura Hispano-Americana II do curso de Licenciatura em Letras/Espanhol, ofertado por uma instituição de ensino pública federal, durante o primeiro semestre de 2016. De caráter exploratório, o presente estudo de caso foi edificado sobre o paradigma da investigação qualitativa-interpretativista e contou com a realização de pesquisa bibliográfica, observacional, bem como com a aplicação de entrevistas semiestruturadas realizadas com quatro estudantes, que cursaram a disciplina. De acordo com as narrativas analisadas, a TLD contribuiu para a promoção de momentos e espaços dialógicos nos quais os participantes puderam manifestar suas percepções de mundo construídas a partir de seu lugar de existência.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.