EXPERIÊNCIAS SOCIOINTERACIONAIS MEDIADAS PELA TERTÚLIA LITERÁRIA DIALÓGICA

Autores

  • Juliana Harumi Chinatti Yamanaka Instituto Federal de Brasília
  • Geovane César dos Santos Albuquerque SEEDF
  • Simone Braz Ferreira Gontijo IFB
  • Ana Paula Santiago Seixas Andrade IFB

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v14i3.63966

Palavras-chave:

Interseccionalidade, Lugar de fala, Tertúlia Literária Dialógica.

Resumo

O presente estudo de caso teve como objetivo analisar as experiências sociointeracionais mediadas pela Tertúlia Literária Dialógica (doravante TLD), a partir de uma abordagem interseccional. A TLD é uma metodologia para leitura e interpretação de textos feita de forma coletiva. Ela foi utilizada numa disciplina de Literatura Hispano-Americana II do curso de Licenciatura em Letras/Espanhol, ofertado por uma instituição de ensino pública federal, durante o primeiro semestre de 2016. De caráter exploratório, o presente estudo de caso foi edificado sobre o paradigma da investigação qualitativa-interpretativista e contou com a realização de pesquisa bibliográfica, observacional, bem como com a aplicação de entrevistas semiestruturadas realizadas com quatro estudantes, que cursaram a disciplina. De acordo com as narrativas analisadas, a TLD contribuiu para a promoção de momentos e espaços dialógicos nos quais os participantes puderam manifestar suas percepções de mundo construídas a partir de seu lugar de existência.

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Publicado

2019-07-26

Como Citar

Yamanaka, J. H. C., Albuquerque, G. C. dos S., Gontijo, S. B. F., & Andrade, A. P. S. S. (2019). EXPERIÊNCIAS SOCIOINTERACIONAIS MEDIADAS PELA TERTÚLIA LITERÁRIA DIALÓGICA. Revista X, 14(3), 158–173. https://doi.org/10.5380/rvx.v14i3.63966

Edição

Seção

Artigos para número atemático