O TEXTO LITERÁRIO COMO RECURSO NO ENSINO DE INGLÊS: A ÓTICA DE PROFESSORES EM UM CONTEXTO DE PIBID

Autores

  • Aline de Mello Sanfelici UTFPR
  • Marlon Rogério Cassel UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v14i3.61788

Palavras-chave:

literatura, PIBID, ensino de língua inglesa, motivação, aprendizagem

Resumo

O propósito deste trabalho foi analisar, mediante a perspectiva de professores, os impactos do uso de textos literários no ensino da língua inglesa através do PIBID. O referencial teórico específico baseou-se, especialmente, em Hisamanoglu (2005) e Maley (2005), dentre outros. Foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, envolvendo três sujeitos, professores da rede pública que receberam pibidianos em suas turmas para ensinar inglês com textos literários. A coleta de dados ocorreu por meio de questionário, entrevista e conversas complementares. Constatou-se, sob a perspectiva dos sujeitos, que nas turmas beneficiadas pelo programa, o enfoque com literatura despertou melhor motivação nos alunos, em relação à disciplina e, consequentemente, para o aprendizado do idioma. E, ainda, motivou os próprios professores para o ensino da língua inglesa por meio de textos literários, de modo a provocar o interesse dos alunos e atender às suas necessidades.

PALAVRAS-CHAVE: Literatura; PIBID; Ensino de Língua Inglesa; Motivação; Aprendizagem.

Downloads

Publicado

2019-07-26

Como Citar

de Mello Sanfelici, A., & Cassel, M. R. (2019). O TEXTO LITERÁRIO COMO RECURSO NO ENSINO DE INGLÊS: A ÓTICA DE PROFESSORES EM UM CONTEXTO DE PIBID. Revista X, 14(3), 50–66. https://doi.org/10.5380/rvx.v14i3.61788

Edição

Seção

Artigos para número atemático