EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS LÍNGUA ADICIONAL NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v12i2.51239

Palavras-chave:

Experiências, Português como língua adicional, Internacionalização

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo narrativo sobre experiências de aprendizagem de português como língua adicional (PLA) de sete estudantes de diferentes nacionalidades em caráter de imersão em contexto universitário no Brasil. A experiência é tomada como construto e unidade de análise (MICCOLI, 1997-2014) e os dados foram analisados com base no Marco de Referência de Experiências de Aprendizagem (MICCOLI, 2007b, 2010). Os resultados apontam similaridades entre as experiências de estudantes de PLA e as experiências de estudantes de inglês, documentadas por Miccoli (1997; 2007b, 2010). O contexto de imersão acadêmico-universitário, entretanto, é o diferencial nas experiências de aprendizagem de PLA, por trazer à tona questões relativas à interação entre culturas e ao acolhimento do estudante estrangeiro, que se relacionam, entre outros elementos, ao processo de internacionalização das universidades. 

 

Biografia do Autor

Hiago Higor de Lima, Universidade Federal de São João del-Rei

Línguística Aplicada.

Downloads

Publicado

2017-12-17

Como Citar

de Lima, H. H., & Lima, C. V. A. (2017). EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS LÍNGUA ADICIONAL NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO. Revista X, 12(2). https://doi.org/10.5380/rvx.v12i2.51239

Edição

Seção

Artigos Especiais