PERSPECTIVAS DO DIALOGISMO BAKHTINIANO NAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES NACIONAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v12i3.50100Palavras-chave:
ensino de línguas, documentos oficiais, dialogismo bakhtinianoResumo
Este artigo tem por objetivo discutir como o conceito de dialogismo bakhtiniano está presente nas Orientações Curriculares de Língua Portuguesa para o Ensino Médio (OCEM - LP- MEC, 2006), documento reformulado pelo Ministério da Educação em 2006 a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM- LP, MEC, 2000). Para análise do corpus, tomamos o dialogismo como constitutivo da linguagem, conforme propõe o Círculo de Bakhtin, mais especificamente Bakhtin/Volochinov (2006) e Bakhtin (2003). Esse trabalho se configura como uma pesquisa qualitativa de base interpretativista, de análise de documento e se insere no campo de estudos da linguagem. Os resultados apontam para uma proposta dialógica na perspectiva bakhtiniana em relação ao ensino de língua portuguesa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.