PERSPECTIVAS DO DIALOGISMO BAKHTINIANO NAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES NACIONAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores/as

  • Susana dos Santos Nogueira Universidade Federal de Goiás
  • Eliane Marquez da Fonseca Fernandes Universidade Federal de Goiás
  • Lucielena Mendonça de Lima Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v12i3.50100

Palabras clave:

ensino de línguas, documentos oficiais, dialogismo bakhtiniano

Resumen

Este artigo tem por objetivo discutir como o conceito de dialogismo bakhtiniano está presente nas Orientações Curriculares de Língua Portuguesa para o Ensino Médio (OCEM - LP- MEC, 2006), documento reformulado pelo Ministério da Educação em 2006 a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM- LP, MEC, 2000).  Para análise do corpus, tomamos o dialogismo como constitutivo da linguagem, conforme propõe o Círculo de Bakhtin, mais especificamente Bakhtin/Volochinov (2006) e Bakhtin (2003). Esse trabalho se configura como uma pesquisa qualitativa de base interpretativista, de análise de documento e se insere no campo de estudos da linguagem. Os resultados apontam para uma proposta dialógica na perspectiva bakhtiniana em relação ao ensino de língua portuguesa. 

Biografía del autor/a

Susana dos Santos Nogueira, Universidade Federal de Goiás

Mestra em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2016). Possui graduação em Letras Português pela Universidade Federal de Goiás (2008), tendo concluído sua graduação na Universidade de Lisboa pelo Programa de Bolsas Luso-Brasileiras-Banco Santander. Estudou Literatura Portuguesa e teatro na Universidade de Lisboa (2008-2009). Atua na educação bádica, rede particular de ensino.

Eliane Marquez da Fonseca Fernandes, Universidade Federal de Goiás

A Profª Eliane Marquez tem Pós-Doutorado em Educação pela UnB (2011) e Doutorado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2007) e atualmente trabalha como associado 1 na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás. Atua no PPG em Letras e Linguística da FL da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Texto e Análise do Discurso. Atua nos seguintes temas: leitura e escrita, gêneros do discurso, análise do discurso e ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa. É líder da Rede Goiana de Pesquisa: texto, discurso e ensino na FAPEG-GO e também do Grupo de Pesquisa CNPq CRIARCONTEXTO: estudos do texto e do discurso.

Lucielena Mendonça de Lima, Universidade Federal de Goiás

Professora Titular da área de espanhol da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás. Pós-doutora pela Universidade de Brasília em Linguística Aplicada sobre o ensino de Português como Língua Estrangeira (2013). Doutora em Filologia Hispânica pela Universidad de Oviedo (Espanha, 1998), título revalidado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Autora de vários artigos e capítulos de livros sobre o ensino de espanhol a brasileiros e a formação de professores brasileiros de língua espanhola em uma perspectiva intercultural. É docente do Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás e professora das disciplinas da Licenciatura em Letras/Espanhol e de português para intercambistas estrangeiros da Universidade Federal de Goiás. Dedica-se a pesquisas sobre o ensino e formação de professores de espanhol e de português a estrangeiros e formação de professores de espanhol em uma perspectiva intercultural, análise de livros didáticos brasileiros e estrangeiros de espanhol na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da FL/UFG. Foi coordenadora dos projetos de pesquisa Relação sujeito/línguas-culturas e a formação de falantes e professores brasileiros de espanhol (2011-2014); Relações interculturais no ensino e formação de professores de espanhol e português no âmbito do MERCOSUL: cidadania, identidade e representações no âmbito da integração educativa (2011-2015) e A interculturalidade na sala de aula de PLE: elaboração de um programa de curso para alunos estrangeiros na UFG (2010-2011). É coordenadora do Programa de Parcerias Universitárias MERCOSUL (Edital nº076/2010/DRI/CAPES) entre Faculdade de Letras (FL) da Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Universidad Nacional de Córdoba (UNC- Argentina). Esse programa foi realizado entre agosto de 2011 a agosto de 2015 e teve como objetivo fomentar parcerias institucionais estimulando o intercâmbio de estudantes de graduação, com foco no ensino de línguas, português e espanhol como segunda língua.(2011-2014); Relações interculturais no ensino e formação de professores de espanhol e português no âmbito do MERCOSUL: cidadania, identidade e representações no âmbito da integração educativa (2011-2015) e A interculturalidade na sala de aula de PLE: elaboração de um programa de curso para alunos estrangeiros na UFG (2010-2011). É coordenadora do Programa de Parcerias Universitárias MERCOSUL (Edital nº076/2010/DRI/CAPES) entre Faculdade de Letras (FL) da Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Universidad Nacional de Córdoba (UNC- Argentina). Esse programa será realizado entre agosto de 2011 a agosto de 2015 e tem como objetivo fomentar parcerias institucionais estimulando o intercâmbio de estudantes de graduação, com foco no ensino de línguas, português e espanhol como segunda língua. Coordenadora do Pibid Letras/Espanhol da Faculdade de Letras da UFG desde 2014.

Publicado

2017-12-29

Cómo citar

Nogueira, S. dos S., da Fonseca Fernandes, E. M., & de Lima, L. M. (2017). PERSPECTIVAS DO DIALOGISMO BAKHTINIANO NAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES NACIONAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA. Revista X, 12(3). https://doi.org/10.5380/rvx.v12i3.50100

Número

Sección

Artigos para número atemático