CONCEPÇÕES DE LÍNGUA(GEM) E LEITURA: PRÁTICAS DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA EM ATUAÇÃO

Autores

  • Clarita Gonçalves de Camargo Doutoranda em Letras pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Linguística pela UFSC. Professora do Grupo de ensino Rosário e Faculdade SPEI.
  • Isabel Cristina Vollet Marson Doutoranda em Letras pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná. Professora Efetiva da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG.
  • Rosana Hass Kondo Doutoranda em Letras pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Linguagem, identidade e Subjetividade pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professora da Secretaria de Educação do Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v2i1.2016.48183

Palavras-chave:

concepção de língua(gem), prática de leitura, língua inglesa, formação de professores

Resumo

Partindo do pressuposto que a maneira como o professor entende e reflete sobre língua(gem) interfere diretamente na sua ação pedagógica em sala de aula, pretende-se neste artigo discutir a respeito das concepções de língua(gem) e de práticas de leituras que professores de língua inglesa possuem, e como essas perspectivas intervém nas suas ações pedagógicas. A pesquisa foi realizada com seis professores de língua inglesa pertencentes a três localidades do Paraná: Ponta Grossa, Curitiba e Tomazina. Os dados foram gerados a partir de questionários estruturados e semiestruturados e, posteriormente foram analisados qualitativamente. Os resultados levaram a conclusão de que, apesar dos professores se mostrarem abertos a concepções pós-estruturalistas, e também acreditarem na língua como ideológica, permeada por relações de poder, as suas práticas ainda refletem um ensino estruturalista, o qual pode ser verificado pelo apego ao livro didático, a norma-padrão e o controle da sala de aula.

Biografia do Autor

Isabel Cristina Vollet Marson, Doutoranda em Letras pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná. Professora Efetiva da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG.

Isabel Cristina Vollet Marson é Licenciada em Letras Português-Inglês pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2001), Especialista em Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras (2004) pela mesma universidade e Mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (2007). Atualmente, Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Professora efetiva do Departamento de Estudos da Linguagem na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), onde atua também, como Coordenadora do Projeto de Extensão “Multiletramentos e Ensino de Línguas: relações possíveis”. Seus interesses de pesquisa são na área de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa, multiletramentos, inglês como língua franca, formação de professores, tecnologias de informação e comunicação, internacionalização das universidades, ambientes virtuais de aprendizagem e educação a distância.

Rosana Hass Kondo, Doutoranda em Letras pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Linguagem, identidade e Subjetividade pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professora da Secretaria de Educação do Paraná.

Rosana Hass Kondo é  graduada em Letras/Inglês Universidade Estadual do Norte do Paraná (1998) , graduada em Letras/Espanhol pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - Pró-licenciatura (2012), especialista em Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (1999) , especialista  em Educação Especial pelo centro de Pós-Graduação, Instituto Superior de Educação Padre João Bagozzi (2005) e mestrado pelo programa de Pós-Graduação em Linguagem, Identidade e Subjetividade pela Universidade Estadual de Ponta Grossa(2013). Atualmente, é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Professora efetiva do Estado do Paraná. Seus interesses de pesquisa são na área de ensino-aprendizagem de Línguas indígenas, políticas linguísticas, letramentos, formação de professores.

Downloads

Publicado

2016-11-20

Como Citar

Camargo, C. G. de, Marson, I. C. V., & Kondo, R. H. (2016). CONCEPÇÕES DE LÍNGUA(GEM) E LEITURA: PRÁTICAS DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA EM ATUAÇÃO. Revista X, 2(1.2016). https://doi.org/10.5380/rvx.v2i1.2016.48183

Edição

Seção

Artigos para número atemático