CONCEPÇÕES DE LÍNGUA(GEM) E LEITURA: PRÁTICAS DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA EM ATUAÇÃO

Autores/as

  • Clarita Gonçalves de Camargo Doutoranda em Letras pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Linguística pela UFSC. Professora do Grupo de ensino Rosário e Faculdade SPEI.
  • Isabel Cristina Vollet Marson Doutoranda em Letras pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná. Professora Efetiva da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG.
  • Rosana Hass Kondo Doutoranda em Letras pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Linguagem, identidade e Subjetividade pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professora da Secretaria de Educação do Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v2i1.2016.48183

Palabras clave:

concepção de língua(gem), prática de leitura, língua inglesa, formação de professores

Resumen

Partindo do pressuposto que a maneira como o professor entende e reflete sobre língua(gem) interfere diretamente na sua ação pedagógica em sala de aula, pretende-se neste artigo discutir a respeito das concepções de língua(gem) e de práticas de leituras que professores de língua inglesa possuem, e como essas perspectivas intervém nas suas ações pedagógicas. A pesquisa foi realizada com seis professores de língua inglesa pertencentes a três localidades do Paraná: Ponta Grossa, Curitiba e Tomazina. Os dados foram gerados a partir de questionários estruturados e semiestruturados e, posteriormente foram analisados qualitativamente. Os resultados levaram a conclusão de que, apesar dos professores se mostrarem abertos a concepções pós-estruturalistas, e também acreditarem na língua como ideológica, permeada por relações de poder, as suas práticas ainda refletem um ensino estruturalista, o qual pode ser verificado pelo apego ao livro didático, a norma-padrão e o controle da sala de aula.

Biografía del autor/a

Isabel Cristina Vollet Marson, Doutoranda em Letras pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná. Professora Efetiva da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG.

Isabel Cristina Vollet Marson é Licenciada em Letras Português-Inglês pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2001), Especialista em Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras (2004) pela mesma universidade e Mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (2007). Atualmente, Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Professora efetiva do Departamento de Estudos da Linguagem na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), onde atua também, como Coordenadora do Projeto de Extensão “Multiletramentos e Ensino de Línguas: relações possíveis”. Seus interesses de pesquisa são na área de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa, multiletramentos, inglês como língua franca, formação de professores, tecnologias de informação e comunicação, internacionalização das universidades, ambientes virtuais de aprendizagem e educação a distância.

Rosana Hass Kondo, Doutoranda em Letras pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Linguagem, identidade e Subjetividade pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professora da Secretaria de Educação do Paraná.

Rosana Hass Kondo é  graduada em Letras/Inglês Universidade Estadual do Norte do Paraná (1998) , graduada em Letras/Espanhol pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - Pró-licenciatura (2012), especialista em Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (1999) , especialista  em Educação Especial pelo centro de Pós-Graduação, Instituto Superior de Educação Padre João Bagozzi (2005) e mestrado pelo programa de Pós-Graduação em Linguagem, Identidade e Subjetividade pela Universidade Estadual de Ponta Grossa(2013). Atualmente, é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Professora efetiva do Estado do Paraná. Seus interesses de pesquisa são na área de ensino-aprendizagem de Línguas indígenas, políticas linguísticas, letramentos, formação de professores.

Publicado

2016-11-20

Cómo citar

Camargo, C. G. de, Marson, I. C. V., & Kondo, R. H. (2016). CONCEPÇÕES DE LÍNGUA(GEM) E LEITURA: PRÁTICAS DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA EM ATUAÇÃO. Revista X, 2(1.2016). https://doi.org/10.5380/rvx.v2i1.2016.48183

Número

Sección

Artigos para número atemático