O LETRAMENTO CRÍTICO E O LETRAMENTO DIGITAL: A WEB NO ESPAÇO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v2i1.2016.46572Palavras-chave:
TIC, Web 2.0, Letramento crítico, Letramento digitalResumo
As tecnologias digitais e a web têm sido temas amplamente debatidos na área da educação, uma vez que tais artefatos e o ciberespaço vêm possibilitando a democratização do conhecimento. Ainda hoje, no espaço escolar, há o encontro de diferentes gerações de professores e alunos que aprendem(ram) de modos distintos. São sujeitos que precisam negociar sentidos entre si, permeados por novos modos de se relacionar com o mundo e com o conhecimento. Além disso, ao mesmo tempo em que as tecnologias digitais favoreceram o acesso ao conhecimento, há uma expansão de ordem exponencial das informações que estão disponíveis em rede, o que exige dos sujeitos certas habilidades e estratégias para buscar as informações que sejam, de fato, as mais adequadas. Somado a esses fatores, para navegarmos em rede, o ciberespaço são necessários ainda outros procedimentos de escrita e leitura que estejam em consonância com o mundo digital. Sendo assim, com base nos estudos do letramento crítico e no letramento digital, este artigo apresenta algumas reflexões a respeito do ciberespaço, a web e as novas relações que surgem dentro do espaço escolar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.